Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qui | 11.01.24

Qual a diferença entre verduras, legumes e leguminosas

verduras 7.jpeg

Curiosamente, um dos textos mais populares deste blogue é sobre verduras, legumes e leguminosas.

Apesar de ser um artigo muito visitado (e talvez por isso), decidi que ele merecia uma melhor atenção. Por isso, optei por reescrevê-lo com mais detalhes e até aprimorar a informação.

Assim sendo, cá estou eu para vos prestar os possíveis esclarecimentos sobre este tema tão curioso (sempre com a ressalva de que não sou nutricionista nem nada semelhante, e este artigo é meramente informativo e bastante despretensioso).

Posto isto, prossigamos:

Verduras
As verduras são geralmente folhas comestíveis de plantas. Pensemos na alface, espinafre, couve e rúcula. Estes vegetais são ricos em fibras, vitaminas e minerais e uma excelente base para saladas e acompanhamentos saudáveis.

Legumes
Os legumes são uma categoria ampla que engloba uma variedade de partes comestíveis de plantas. Raízes (cenouras, beterrabas), frutos (tomates, curgete) e caules (espargos, aipo) são todos considerados legumes. Eles oferecem uma gama diversificada de nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, e adicionam cor, sabor e textura aos pratos.

Leguminosas
As leguminosas são sementes ou frutos secos de plantas da família das leguminosas, como feijão, lentilhas e grão-de-bico. Além de fornecerem proteína vegetal de alta qualidade, as leguminosas são ricas em fibras, ferro e outros nutrientes essenciais. Elas são uma opção saudável para vegetarianos e veganos, contribuindo para uma dieta equilibrada e sustentável.

Para uma alimentação equilibrada, é fundamental incorporar uma variedade de verduras, legumes e leguminosas nas refeições. Saladas coloridas, salteados e sopas são ótimas maneiras de incluir estes alimentos na alimentação diária.

Se estiverem interessados em sugestões de receitas, ficarei contente em experimentar e partilhar.