7 formas de estimular o gosto pela leitura nas crianças
Já falei sobre isto algumas vezes. Por aqui não é difícil estimular a leitura nos miúdos.
Os pais adoram ler, temos sempre livros diferentes em casa, frequentamos a biblioteca e lemos para eles desde miúdos. Penso que estas são as ações básicas para estimular uma criança a ler.
Para além disto, há mais um ou dois truques que podem ajudar a estimular o gosto pela leitura nos mais pequenos.
1- Transformar a ida à biblioteca num momento especial. Falo sobre isso uns dias ou umas horas antes com muito entusiasmo. Quando é possível, levo os miúdos comigo e deixo-os explorar os livros e escolher os que querem ler e levar para casa. A Lara, que é quem tenho levado mais vezes, não faz questão de escolher livros para levar para casa, mas gosta de ficar a ler um livro, sentada numa mesa da biblioteca.
2- Se vou sozinha à biblioteca, não digo nada aos miúdos e, quando eles chegam a casa da escola, encontram todos os livros "novos" em exposição. Ficam entusiasmadíssimos com a novidade e começam logo a explorá-los.
3- Tento trazer sempre livros muito diferentes entre si. Assim, eles podem explorar diversas linguagens e escolher aqueles de que gostam mais.
4- Para os mais pequenos, trago sempre livros muito coloridos, com relevos, brilhantes, com janelas ou pequenos jogos. É uma primeira abordagem à leitura mais simpática e com potencial para ser bem sucedida.
5- Exploramos um livro de várias formas. Lemos da forma tradicional e, depois, fazemos jogos: procuramos objetos, dizemos quais são as nossas partes preferidas no desenho, fazemos vozes de animais e de personagens e deixamos a imaginação guiar-nos.
6- Nunca os obrigamos a ler. Sugerimos, deixamos os livros aqui e ali, mas nunca tornamos o ato da leitura algo obrigatório.
7- Tento trazer sempre um ou dois livros sobre algo que eles gostem: dinossauros, princesas, cores ou sobre alguma coisa próxima da nossa realidade: desfralde, praia, férias, verão.
Mais dicas aqui e aqui.