Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qua | 17.01.24

Castigo ou consequência? Como educar uma criança de 9 anos.

A limpeza do carro

IMG_2678 (1).jpg

Se eu soubesse, dir-vos-ia. A verdade é que todos os dias me encontro num sistema de "tentativa e erro", intercalado com um esforço de autocontrolo muitas vezes frustrado.

Assim, aquilo que partilho convosco são alguns episódios em que sinto que as coisas correm melhor. São aqueles em que acredito estar a acertar mais e a obter resultados mais positivos, especialmente na formação de valores nos meus filhos. Se estou ou não a acertar, só saberei depois.

A situação foi a seguinte: a Lara, após várias advertências, continuava a comer no carro de forma descuidada. O resultado foi que o lugar dela ficou muito sujo de migalhas e outros restos de comida. Diante disso, e após vários avisos, o pai indicou que ela iria pagar a lavagem do carro. De fato, lá foi ela com o pai usar moedas do seu mealheiro para aspirar o carro.

A Lara, que gosta muito de poupar e não gosta de gastar o seu dinheiro, não ficou nada contente. Tentou trocar essa "consequência" por outra qualquer, mas nós mantivemo-nos firmes. Pareceu-nos que pagar para aspirar o carro que sujou (e executar essa limpeza) seria a única consequência lógica nessa situação.

Dias depois, sempre que algum dos seus irmãos comia (ou tentava comer) no carro, a Lara alertava logo para terem cuidado, pois lavar o carro tinha-lhe custado dinheiro.




3 comentários

Comentar post