Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qui | 21.10.21

As máscaras que passámos a usar fazem-nos ver as pessoas mais bonitas?!!!

woman-g24a981979_1280.jpg

Há cerca de dois anos que, em certos contextos, só vemos as pessoas de máscara. É o caso de cabeleireiras, esteticistas, funcionários de lojas, restaurantes, entre muitos outros.

Um dia destes, dei por mim a refletir num fenómeno que achei interessante e que, julgo, atingirá a maior parte de nós.

Quando tenho algum tempo para conversar com alguém que está de máscara, imagino o seu rosto de determinada forma, de acordo com as impressões que tenho da pessoa. Se é uma pessoa simpática, imagino-a com um rosto leve e bonito. Ao contrário, se é uma pessoa com modos antipáticos ou bruscos, imagino-a com traços carregados e pouco estéticos.

Quando existe oportunidade de ver o rosto real das pessoas, chego a ficar verdadeiramente surpreendida. Há pouco tempo aconteceu-me ficar muito surpreendida com a beleza do sorriso de uma pessoa que eu imaginava apagada e feia. Inconscientemente, passei a simpatizar muito mais com ela, até porque foi mais fácil perceber outros detalhes importantes na comunicação, como o sorriso, que antes não estavam visíveis.

Também já me aconteceu o oposto, as pessoas serem menos bonitas do que eu imaginava. Chego a  ficar um pouco abatida nessas alturas, como que a achar que devia haver uma justiça divina que fizesse coincidir a beleza exterior com a interior (isto pode ser um pensamento parvo, bem sei, mas estou a escrever-vos com toda a franqueza).

Isso também vos acontece? Imaginam os rostos das pessoas com características que, depois, se revelam muito diferentes da realidade?