Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Ter | 18.07.23

1º dia de Férias: os livros

IMG_2891.jpg


Tirei uma semana de férias. Sozinha. 5 dias inteirinhos sozinha.
Parece um sonho! Estava mesmo a precisar.

Mas, vamos lá contextualizar isto. Não tive esta boa vontade toda com a minha pessoa sem um motivo muito utilitário (não que precisasse de o ter). Tirei férias para fazer limpezas, destralhar, encher caixotes, lavar paredes, enfim...

E foi o que fiz na 1ª parte do dia. Limpei a casa, tratei de pendências várias e fiz uma coisa maravilhosa por mim: fui à biblioteca e saí de lá com  6 curiosos livros.

A minha intenção é fazer um "detox" de Redes Sociais. Andava um pouco viciada em podcasts sobre tudo e mais alguma coisa: yoga, filosofia, feng shui, educação, mais filosofia, saúde mental, minimalismo, humor... E decidi trocar os podcasts pelos velhos e simpáticos livros.

Primeiro pensei em trazer livros de filosofia, os clássicos. Queria algo para alimentar a mente como deve de ser. Depois, decidi ir com calma. O meu cérebro anda um pouco destreinado e livros muito abstratos e complexos ainda me causariam algum tipo de esgotamento.

Então trouxe seis livros pequenos e leves, que poderão cumprir muito bem a tripla função de entreter-me, manter-me longe das Redes Sociais e, como brinde, dar-me algum pensamento mais ou menos complexo para exercitar o cérebro.

E, assim, trouxe os livros que abaixo descrevo:

IMG_2887.jpg



1- O meu negro passado, Laura Esquível
Já li dois livros desta autora, há mais de 15 anos, e adorei! Não sabia que ela tinha um livro novo e foi com muito agrado que encontrei este no expositor de destaques da biblioteca. Arrebanhei-o logo.

2-  Chá e Amor , Yasunari Kawabata
Gosto muito de autores japoneses. Gosto da cultura, da forma de escrever e do minimalismo japoneses. Não conheço este autor, que ganhou um Prémio Nobel, e estas férias parecem-me uma boa oportunidade para o conhecer. Estou cheia de fé no tempo para ler.

IMG_2886.jpg

3 e 4- Depois dos dois romances anteriores, pareceu-me bem trazer alguma filosofia, afinal era esse o plano original. Mantendo-me light nas escolhas veio um livro de contos tibetanos "Contos espirituais do Tibete", de Ramiro Calle e "Pensamentos" de Marco Aurélio, um clássico da "auto-ajuda" há 2000 anos. 

IMG_2888.jpg



5- Porque o "Extremamente Desagradável" está de férias e não posso ouvir a Joana Marques em podcast (e estou a tentar fazer o tal detox), trouxe o livro dela "Apontar é feio". Já o comecei a ler e estou a gostar muito. Ela escreve com muito humor e competência. 

6- O último livro vem a ser o "Linguagem Seinfeld", de Jerry Seinfeld. Por um peculiar acaso, quando mostrei os livros ao Milton ele reconheceu este como um livro que ele tinha doado à biblioteca há uns anos atrás. 

E pronto, parece que o tema destas férias vai ser a leitura de filosofia, romance e humor. E digo-vos com muita verdade que acredito que me vai saber a férias de resort.

E por aí, como vão essas férias?

2 comentários

Comentar post