Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sab | 20.06.15

Alimentação de um bebé de 15 meses

alimentação bebe

 

A alimentação é um assunto que me é muito "chegado". Já tinha grandes preocupações com este tema antes de engravidar mas, depois de ter tido diabetes gestacional e ter ficado com intolerância à glicose, ainda me cheguei mais a ele.

 

Não diria que me tira o sono mas é um assunto que levo muito "a sério".

 

Com isto quero dizer que tenho a mania da alimentação saudável e um preconceito fortíssimo em relação ao açúcar e hidratos de carbono.

 

Entre pesquisas, conversas com a pediatra da Lara e outra mães, e a minha própria opinião, criei algumas diretrizes que, até agora, nos têm servido bem. Implica algum tempo para confeccionar os alimentos e alguma rigidez em relação a doces mas, fora isso, é muito semelhante aos que eu e o Milton comemos.

 

Alguns apontamentos

 

Não lhe dou mais do que duas ou três bolachas-maria por dia e, se possível, não dou nenhuma. Não lhe dou  mais nenhum doce regularmente. Já terá provado um ou outro bolo, mas apenas umas duas vezes e em quantidade mínimas. Também não lhe dou papas sem ser as de aveia, que faço com leite meio gordo e uma colher de chá de açúcar amarelo (para 4 doses).

 

Ela não bebe muita água. Na verdade não bebe quase nenhuma o que me preocupa um pouco. Vou-lhe dando às colheradas porque não bebe de copo nem biberão mas, muitas vezes, ela só fica a brincar com a água. Talvez no verão ela comece a beber mais, vamos ver.

 

A alimentação diária da Lara é mais ou menos isto:

 

Pequeno-almoço - 8h00

Papas de aveia

 

Almoço - 12h00

Sopa de legumes

Carne/ peixe ou um ovo com um acompanhamento variado: batata-doce/ espaguete/ arroz/ repolho/ feijão verde/ bróculos

Puré de fruta ou uma banana

 

Primeiro lanche - 14h00 

Leite materno

 

Lanche - 16h00

Um iogurte natural feito em casa ao qual junto, às vezes, um pouco de puré de fruta ou 2 bolachas

 

Jantar - 19h00

sopa de legumespuré de fruta

 

Ceia - 21h00

Leite materno

 

 
Sempre que estamos fora de casa ou, por algum motivo ela está mais irrequieta, dou-lhe uma tosta ou uma bolacha (nunca imediatamente na hora anterior ao almoço ou ao jantar).
 
 
Claro que esta é a alimentação que nos serve a nós, tendo em conta o tempo que temos, a alimentação que já fazíamos e aquilo que julgamos ser melhor.
 
Muito provavelmente vamos proceder a alterações de acordo com a nossa disponibilidade, o conhecimentoe experiência que vamos adquirindo e as preferências da Lara.
 
Com certeza que outro tipo de alimentação será também boa e saudável. Pessoalmente, tenho muita curiosidade em relação a alimentação totalmente vegetariana para bebés.
 
 Se tiverem ideias, dicas, sugestões ou algo a apontar, é só escrever aqui nos comentários. :)
 
 

5 comentários

Comentar post