Alimentação de um bebé de 15 meses
A alimentação é um assunto que me é muito "chegado". Já tinha grandes preocupações com este tema antes de engravidar mas, depois de ter tido diabetes gestacional e ter ficado com intolerância à glicose, ainda me cheguei mais a ele.
Não diria que me tira o sono mas é um assunto que levo muito "a sério".
Com isto quero dizer que tenho a mania da alimentação saudável e um preconceito fortíssimo em relação ao açúcar e hidratos de carbono.
Entre pesquisas, conversas com a pediatra da Lara e outra mães, e a minha própria opinião, criei algumas diretrizes que, até agora, nos têm servido bem. Implica algum tempo para confeccionar os alimentos e alguma rigidez em relação a doces mas, fora isso, é muito semelhante aos que eu e o Milton comemos.
Alguns apontamentos
Não lhe dou mais do que duas ou três bolachas-maria por dia e, se possível, não dou nenhuma. Não lhe dou mais nenhum doce regularmente. Já terá provado um ou outro bolo, mas apenas umas duas vezes e em quantidade mínimas. Também não lhe dou papas sem ser as de aveia, que faço com leite meio gordo e uma colher de chá de açúcar amarelo (para 4 doses).
Ela não bebe muita água. Na verdade não bebe quase nenhuma o que me preocupa um pouco. Vou-lhe dando às colheradas porque não bebe de copo nem biberão mas, muitas vezes, ela só fica a brincar com a água. Talvez no verão ela comece a beber mais, vamos ver.
A alimentação diária da Lara é mais ou menos isto:
Pequeno-almoço - 8h00
Papas de aveia
Almoço - 12h00
Sopa de legumes
Carne/ peixe ou um ovo com um acompanhamento variado: batata-doce/ espaguete/ arroz/ repolho/ feijão verde/ bróculos
Puré de fruta ou uma banana
Primeiro lanche - 14h00
Leite materno
Lanche - 16h00
Um iogurte natural feito em casa ao qual junto, às vezes, um pouco de puré de fruta ou 2 bolachas
Jantar - 19h00
sopa de legumespuré de fruta
Ceia - 21h00
Leite materno