Sobre as diferenças entre as minhas filhas
Já tinha dito aqui que são totalmente diferentes: física e psicologicamente.
E, à medida que crescem e as suas personalidades se vão definindo, essa diferença é ainda mais notória.
Acho isso maravilhoso com todos os desafios que proporciona, tal como estar sempre um pouco impreparada para os 2 anos da Maria, apesar de já ter passado por isso com a Lara.
Não as vou comparar, até porque ando a tentar evita-lo de forma consciente, mas vou tentar resumir a personalidade de cada uma delas nesta fase. :)
Lara (4 anos e meio)
Continua muito meiga, enérgica e bem humorada.
Para ela tudo é uma brincadeira e ainda é muito difícil concentrar-se numa única tarefa. Brinca a comer, quando se está a vestir, quando está parada... está sempre a inventar qualquer coisa.
Anda com a mania de nos agarrar nas pernas. Abraça-se à perna e não a larga mais. A peculiaridade é que não só faz isto com os pais como o faz com qualquer pessoa com quem sinta confiança: os nossos amigos e até os pais dos amiguinhos dela da escola, desde que sejam simpáticos e brinquem com ela. A Lara é muito tímida no inicio mas, se gosta das pessoas e elas lhe dão atenção, é toda beijos e abraços em menos de nada.
Está sempre sorridente e inventa muitas brincadeiras e piadas para nos fazer rir. Oferece-nos desenhos e inventa muitas histórias.
Tem feito muitas birras quando disputa a atenção dos pais com a Maria. Grita, diz que a magoaram e faz de tudo para ter a atenção para si. É esgotante!
Por outro lado, se estiver sozinha é extremamente bem comportada. É capaz de passar o dia comigo a brincar sozinha e a arrumar a casa toda sem ninguém lhe pedir. Nestas alturas mostra ser uma menina muito sensível, altruísta e amorosa. É capaz de se oferecer para me fazer uma massagem se me vê cansada ou oferecer-me parte do seu lanche se eu disser que tenho fome (ou mesmo sem eu dizer nada).
Gosta de dormir connosco e eu adoro dormir com ela, é tão fofinha!
Claramente tem muita imaginação e adora criar e inventar "coisas malucas".
Maria (2 anos e meio)
Continua com uma personalidade fortíssima.
Se está chateada, cuidado com ela: grita, esperneia, bate os pés e bate-nos a nós se puder. Se não quer comer a sopa, só lá vai com muita distração. Ela dá-nos mesmo muito trabalho para "lhe dar a volta".
Mas não se chateia à toa e toda a sua chatice pode ser evitada se lhe explicarmos as coisas devidamente. É preciso é haver paciência e discernimento para isso.
É muito atenta e percebe tudo o que lhe dizemos.
Tem muita compostura e, a maior parte do tempo, parece uma adulta em ponto pequeno. Garantidamente parece muito mais ajuizada que eu. :) Deve sair toda ao pai.
É muito independente e quer fazer tudo sozinha.
É bastante atinada e já consegue comer muito bem sem se sujar muito (desde que a comida não seja muito líquida).
Faz uma conversação como gente grande. Sou capaz de me sentar com ela no sofá e manter uma conversa completamente percetível sobre uma série de coisas. Isto surpreende-me sempre porque já é assim há vários meses.
A Maria brinca muito sozinha mas às vezes pede a nossa companhia ou a nossa colaboração para jogos em que é necessário mais do que uma pessoa ou para fazer coisas que ainda não consegue fazer sozinha.
Desde os 2 anos que é muito mais carinhosa e já nos dá beijinhos e abraços com vontade.
Não é propriamente extrovertida mas ganha confiança rapidamente com quem lhe dá atenção.
Não gosta de dormir connosco.
Sabe sempre muito bem o quer. Explica por palavras tudo o que quer com imensos detalhes.
É muito interessada por tudo o que a rodeia e gosta de saber como funcionam as coisas. Não tem muita tendência para inventar preferindo executar tudo o melhor possível.