Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qui | 13.04.23

5 formas criativas de praticar o autocontrolo

yoga-g5bcf840fd_1280.jpg

Não sei como se passa com vocês mas, cá por casa, o TPM tem as costas muito largas e é um bode expiatório muito usado.

Vamos colocar as coisas assim: durante 14 dias ando eufórica, contente e satisfeita com a vida de uma forma um pouco despropositada. Durante os 14 dias seguintes ando numa irritação crescente e tenho o autocontrolo de um cão com dores de dentes. É mais ou menos isso.

De modo que comecei a procurar formas diferentes de lidar com esta falta de autocontrolo, uma vez que já me fartei das técnicas usuais (a.k.a. valdispert).

Feita a minha pesquisa achei por bem partilhar aqui algumas das dicas que me pareceram mais pertinentes, não que vocês precisem delas, claro. Por aí sé tudo gente equilibrada e discreta, certamente. 

 

  1. Técnica do 10-10-10
    Perante uma situação que vos faz querer arrancar os cabelos de alguma cabeça perto de vós (não necessariamente a vossa), cogitem da seguinte forma:
    - "Como vou me sentir em relação a esta situação em 10 minutos?"
    - "Como vou me sentir em relação a esta situação em 10 meses?"
    - "Como vou me sentir em relação a esta situação em 10 anos?"
    Provavelmente vão perceber que o caso não vale 10 segundos do vosso tempo.

  2. Desafiem-se a exercitar o autocontrolo
    Sejam teimosos e não cedam perante os impulsos. Resistam a comer doces à noite, por exemplo. Primeiro uma noite, depois outra, depois outra. Resistam a gritar com os miúdos ao primeiro impulso. Registem os vossos progressos para se motivarem. Se for necessário tracem objetivos e ofereçam-se prémios.

  3. Vestir um personagem
    Entrem em modo personagem e ajam como alguém calmo e descontraído. Ou, podem pensar em alguém que admirem e tentar agir como imaginam que essa pessoa agiria numa situação de stress. Pode parecer estranho ou tolo, mas esta técnica já me ajudou a lidar com muitas situações stressantes, com calma e alguma graça.

  4. Criar um plano de ação. Ou vários.
    Antecipem as vossas tentações e tracem um plano A, B e C que os ajude a resistir. Têm sempre vontade de comer doces depois de almoço no trabalho? Vão dar uma voltinha e lá compram aquela canela ou aquela malassada que sabe mesmo bem nos primeiros 3 minutos e depois vos faz sentir uma ***d* o resto do dia? Levem um livro e não entrem em lojas perniciosas. Ou então levem um snack mais saudável para o trabalho, para não caírem em tentação.

  5. Adiar as recompensas
    Sempre que quiserem usufruir de uma recompensa ou de algo agradável, tentem adiar por algum tempo. Assim estarão a treinar a resistência aos impulsos e à satisfação imediata. Até parece que estamos a treinar um cão mas, de facto, muitas vezes sinto que um cão é capaz de ter mais autocontrolo do que eu, por isso, vale a pena tentar a técnica.

    E por aí? Têm todos uma personalidade fofa como algodão ou também têm que bater com a cabeça na parede três vezes antes de ver gente à segunda-feira de manhã?


1 comentário

Comentar post