Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sex | 26.01.24

5 dicas para ser minimalista com três filhos

macarons-2548810_640.jpg

 

Preciso muito de simplicidade na minha vida quotidiana. Para complexa, basta a minha mente; tudo o resto na minha vida tem de ser o mais simples, prático e minimalista possível.

Quando se tem uma família maior, o minimalismo é ainda mais importante. Ele traz-nos organização, clareza mental e uma leveza única.

Com base na minha experiência e no que faço, ofereço cinco dicas de como podes tornar-te mais minimalista, mesmo com uma família grande.

1. Nos brinquedos, prioriza a qualidade sobre a quantidade: Cá em casa, temos poucos brinquedos, mas tentamos que sejam bons e resistentes. Temos jogos de construção, como Lego, muitos jogos de tabuleiro e as bonecas da Maria. As bonecas da Maria são, de facto, em número considerável, mas são importantes para ela e, realmente, muito utilizadas; por isso, não as consideramos um excesso.

2. Cria zonas para cada atividade: Para não haver demasiada confusão, cada tipo de brinquedo tem o seu lugar exato. Livros nos quartos; material de pintura, música e criatividade no escritório; jogos de tabuleiro na sala e bonecas noutra zona específica da casa. Nenhum objeto deve ser arrumado fora da sua zona, sob risco de não voltar a ser encontrado.

3. Pratica o desapego: Livrar-me de excessos é a minha parte preferida. Encher sacos de coisas para o lixo ou para doar é uma verdadeira terapia para mim. Adoro ver espaços com poucos objetos e com as coisas perfeitamente visíveis e arrumadas. Obviamente este é um caminho interminável.

4. Priveligia experiências a coisas: Por aqui gostamos de oferecer aos nossos filhos uma tarde especial no parque, um dia na praia ou uma atividade diferente, que fortaleça os laços familiares. Acreditamos que as memórias são mais valiosas do que objetos acumulados.

5. Simplifica a rotina diária: Com três filhos, a rotina pode rapidamente tornar-se caótica. Por isso procuramos seguir uma rotina eficiente e funcional. Fazemos sempre as mesmas coisas, pela mesma ordem, nos dias de semana.  É a única forma de mantermos a sanidade mental. Aos fins de semana é diferente e permitimo-nos fugir das regras.

Que outras dicas acrescentariam a estas?