Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Dom | 27.05.18

A Maria aos 22 meses

Maria 7.jpg

 

Com 22 meses a Maria evoluiu bastante em muitas coisas.

O que notámos primeiro foi a sua disposição. A personalidade continua forte e decidida mas, de repente, deixou de acordar mal disposta e a reclamar. Acorda sempre bem disposta, umas vezes fica em silêncio sentada, de olhos abertos, a observar as coisas à sua volta ou a brincar com as chuchas e objetos que estão numa bolsa ao lado do berço e, outras vezes, fica a cantarolar e a falar sozinha até alguém a ir tirar do berço.

Está muito mais sociável e engraçada. Ri-se imenso, faz brincadeiras, mete-se com as pessoas e canta muito.

Faz frases cada vez mais completas e surpreende-nos frequentemente com coisas do tipo: "Mãe, dá-me a chucha cor de rosa." ou "Quero comer iogurte e gelatina."

Continua agarradíssima ao pai, pede-lhe colo constantemente e, mal ele sai do alcance da sua vista, começa logo a choramingar e a chamar por ele.

Adora a escola e, mesmo depois de fins de semana prolongados, vai sempre toda satisfeita para a sua sala.

Continua a comer bem, repete a papa quase sempre, mas a sopa está a ficar cada vez mais difícil. É quase sempre uma briga para comer as primeiras 3 colheres de sopa. Depois, geralmente, come o resto bem.

Adora a irmã e imita-a em tudo mas se é contrariada por ela de alguma forma não hesita em dar-lhe uns tabefes e uns valentes puxões de cabelo. Estamos a trabalhar nisso explicando que à mana (e a todos) só se faz miminhos. Com o tempo acreditamos que vai chegar lá. Para já, os progressos são poucos. A Lara, felizmente, não lhe responde na mesma moeda, embora goste bastante de a chatear de outras formas.

Continua a dormir muito bem, achamos nós. 

O facto é que colocámos a Maria no nosso quarto durante uns dias em que esteve constipada e verificámos que faz bastante barulho de noite, embora adormeça rápido logo de seguida. Quando dorme no quarto dela é raro ouvirmos barulho mas se calhar faz barulho na mesma, não sei.

Nesta fase adora peluches e dorme com uns 3 ou 4. Como não tem tido grandes crises de eczema deixamo-la dormir com os peluches.

Já sabe que a mãe tem um bebé na barriga, que esse bebé é o mano e faz muitas festinhas e dá muitos beijinhos na barriga.

Gosta de brincar com várias coisas mas o que prefere mesmo é brincar com os pais e com a mana, às corridas, às cocegas e a tudo o que seja mexido e faça rir.

Adora ver-me a fazer caretas e sempre que faço uma diferente ela diz: "Mãeeeeee" de uma forma super fofa. :) 

Esta fase em que os nossos filhos nos acham imensa piada é mesmo deliciosa! Não sei quanto tempo dura mas, até agora, posso dizer que é uma das fases mais felizes da minha vida!

E tem sido isto. :D