Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qua | 07.02.24

Hábitos retro de que tenho muitas saudades #1 Os clubes de vídeo

sean-benesh-6Nbo9Pn0yJA-unsplash.jpg
Uma das minhas recordações mais queridas dos clubes de vídeo é a de assistir, sozinha, a filmes recém-lançados que uma amiga que trabalhava num clube de vídeo me emprestava (sem ter de pagar).

Foi assim que conheci alguns dos meus filmes preferidos de todos os tempos. Às vezes a minha amiga, que era e é cinéfila, recomendava-me filmes que eram sempre muito bons.

 
Mas, as memórias mais especiais que tenho de clubes de vídeo, são de Lisboa, quando comecei a morar sozinha e eu, o meu namorado na época e um grupo de amigos dele, alugávamos filmes em pequenos clubes de vídeo, para vermos juntos.
 
Todos nós éramos apreciadores de bons filmes e às vezes debatíamos sobre os filmes que deveríamos levar. Outras vezes debatíamos sobre a relevância dos filmes, o nível de violência desnecessária, entre outros assuntos que já não me recordo.
 
Lembro-me perfeitamente das emoções que sentia, da expetativa da escolha, do visionamento do filme, dos comentários que se seguiam. Tudo tinha um interesse e uma magia que, para mim, é difícil de encontrar diante da oferta ilimitada que temos. É como se fosse inundada por uma quantidade de doces de que gosto muito... acabo por perder um pouco o interesse.
 
Naquela época, o esforço e o tempo que levava para conseguir um bom filme para ver, dava um toque especial e único ao acto de ver um filme.
 
Hoje, acho que perdemos isso. Talvez possamos recuperar um pouco quando vamos ao cinema, mas já nem vou muito ao cinema.
 
Estes pensamentos levam-me a acreditar que a facilidade que temos em obter quase tudo o que desejamos, tira boa parte do interesse das coisas. Agora, tudo tem que ser verdadeiramente extraordinário, para captar o nosso interesse e a nossa atenção.
 
Lembro-me do último filme de que gostei muito: "Leave the world behind" e de ter ficado encantada com a fotografia e o guião. Mas não acontece muito facilmente.
 
Quais foram os filmes mais recentes realmente bons que viram?




3 comentários

Comentar post