Como conservar o leite materno
Encontrei na página www.vidaativa.pt dicas sobre armazenamento do leite materno que me pareceram bastante úteis para quem está a amamentar em exclusivo e precisa de armazenar leite para ocasiões pontuais, ou mesmo para quando regressar ao trabalho.
Armazenei leite durante a amamentação das minhas filhas e faço-o também, agora, com o Eduardo, e tive algumas dúvidas em relação à melhor forma de o armazenar.
As dicas abaixo ajudaram-me bastante e julgo que esclarecem as principais duvidas que possam surgir.
Espero que vos sejam úteis.
" 1 – O leite materno apenas deve ser armazenado em recipientes de vidro, ou de plástico duro, e só depois de lavados com água quente e sabão.
2 – O recipiente onde o leite será guardado deverá ser esterilizado e estar hermeticamente fechado.
3 – Sempre que possível, deve extrair o leite diretamente para o recipiente onde o vai guardar, de modo a evitar contaminações e perdas.
4 – Guarde em cada recipiente apenas a quantidade necessária para uma refeição.
5 – Etiquete cada recipiente com a hora e data da extração e usar sempre o leite extraído há mais tempo.
6 – Guarde o leite no local mais frio do frigorífico ou congelador (de acordo com a hora da próxima refeição e da quantidade de leite que já tem armazenado). Evite guardar na porta do frigorífico.
7 – Caso extraia pequenas quantidades de leite várias vezes ao dia, certifique-se de que mistura as porções de leite apenas quando tiverem sido bem arrefecidas no frigorífico. Nunca adicione leite acabado de extrair a leite que já tenha arrefecido.
8 – Em caso de congelação, não encha os frascos mais de 3/4 da sua capacidade, pois o leite expande-se durante o congelamento.
9 – Use o leite de acordo com os prazos recomendados: 24 horas no frigorífico, 3 meses no congelador, 6 meses se conservado numa arca com temperatura constante inferior a -20ºC.
10 – Não descongele nem aqueça leite materno num microondas ou em água ferver. Descongele no frigorífico e, antes de dar ao bebé, aqueça no banho-maria em temperatura morna, de modo a evitar a perda de vitaminas e minerais, bem como o perigo de queimar o bebé.
11 – O leite materno, quando descongelado pode ser armazenado durante 24 horas no frigorífico, mas nunca deve voltar a ser congelado.
12 – Aquando da toma, agite suavemente o leite para misturar bem as partículas de gordura no líquido. Evite sacudir violentamente ou mexer o leite. "
Podem encontrar o texto original aqui.