Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Seg | 01.08.16

A saga do desfralde. Continuação...

desfralde

Os primeiros dois dias do desfralde da Lara não correram da melhor maneira e eu fiquei cheia de dúvidas acerca da preparação da Lara para o desfralde.

 

A boa notícia é que na semana seguinte tudo melhorou.Não ficou extraordinário. Não foi como se a Lara chegasse a casa e, de cada vez que tivesse vontade de fazer chichi ou cocó, fosse para a casa de banho, encostasse a porta e se desenrascasse sozinha (Isso é que era bom, não era?).

 

Mas existiram melhorias.Para começar, ela foi para a creche onde pessoas com experiência e formação (e com a grande vantagem do "efeito manada" de colocar vários miúdos a fazer chichi ao mesmo tempo) continuaram o desfralde.Quando o Milton chegou a casa e lhe perguntei como tinha corrido ele disse que a Lara só se tinha descuidado uma vez, de acordo com uma das educadoras. Ahahahaha Fartei-me de rir.

 

A Lara "descuidou-se" uma vez?! Na minha cabeça, e de acordo com o que aconteceu no fim de semana, ela ter-se-ia descuidado se fizesse um chichi no bacio, isso é que era um descuido, porque o normal para ela parecia ser fazer no chão e saltar toda contente em cima da poça de chichi.

 

Mas parece que fez os chichis todos no bacio e apenas "se descuidou" de manhã. Cocó não fez. Nos dias seguintes a situação foi mais ou menos a mesma. Fazia chichi no bacio, sendo que era colocada no bacio de 30 em 30 minutos, e teve um ou outro descuido pontual.Entretanto a Lara ficou um bocadinho doente e andou mais abatida, o que não ajudou muito no processo, mas a educadora dela aconselhou-nos, mesmo assim, a continuar o desfralde e foi o que fizemos.

 

Ela ficava mais chatinha para ir ao bacio, chorava e não queria mas, como muitos salamaleques, muita brincadeira e paciência, lá a conseguíamos convencer a ir.

 

Em casa, existiram alguns descuidos mas também tivemos progressos. Já conseguíamos uns chichis no bacio (que entretanto passámos a usar sempre, em detrimento da sanita com o redutor de assento).

 

De cada vez que a Lara fazia chichi eu sentia que me tinham oferecido um rolo, daqueles presos com elásticos, com milhares de euros(não que já tenha visto algum a não ser na série Narcos).

 

A Lara, de cada vez que faz o chichi no bacio, abre muito os olhos e ri-se com um ar espantado e maravilhado. É mesmo muito engraçada. Depois é ela que despeja o chichi na sanita para dar aos peixinhos (dicas do pediatra Mário Cordeiro que aposto que são usadas por muitas mães por aí) e puxa o autoclismo.

 

O problema são os cocós. Ela retém o cocó. Costumava fazer cocó todos os dias e, em nove dias, só fez três vezes: uma com a ajuda do bebégel,  outra na fralda e outra na praia.Nestes últimos dias ela já não se incomoda nada de ir ao bacio e às vezes pede para ir.

 

Na verdade, quando ela pede para ir acho que é mais por brincadeira do que por vontade de fazer chichi porque não chega a fazer mas, mesmo assim, parece-me muito bem.  Faz os seus chichis no bacio e, quando tem a fralda e faz chichi, avisa que está  a fazer.Em relação à fralda, usamo-la em três ocasiões: durante a noite, durante a sesta e quando vamos sair de casa durante muito tempo. Não creio que a Lara consiga fazer chichi em casas de banho públicas ainda.

 

Em casa, colocamo-la no bacio de 30 em 30 minutos e deixamo-la lá uns 5 minutos. Nem tem sido necessário entretê-la muito para ficar lá sentada.

 

Às vezes até saímos da casa de banho e ela continua lá sentada.Hoje, foi à creche outra vez, vamos ver como corre.Não está a ser tão fácil como desejável mas também não está a ser tão difícil como eu temia. Acho que o principal problema foi mesmo a inexperiência dos pais e o meu nervosismo. Acho que estava menos preparada que a Lara para isso.

 

Creio que já está tudo bem encaminhado para o desfralde ser bem sucedido.

 

Entretanto vou-vos colocando a par dos desenvolvimentos.Boa semana! :)

3 comentários

Comentar post