Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Ter | 30.01.18

8 dicas para manter a casa limpa e arrumada sem ter muito trabalho

sophia-baboolal-86214.jpg

 
Gosto de ter a casa limpa e arrumada. O que não quer dizer que esteja impecável todos os dias. Bem que gostaria que assim fosse mas a realidade não é essa embora o esforço seja nesse sentido.

De qualquer forma na maior parte dos dias não me envergonho do estado da minha habitação e tento mesmo que esteja sempre habitável (apesar de eu ser uma pessoa um bocadinho dada à, se é que me entendem).

Creio que é tudo uma questão de estratégia e organização e não precisamos de andar sempre a limpar a casa para a mantermos limpa e organizada. A nossa casa vê uma limpeza de duas em duas semanas. Estou a falar de uma limpeza mais profunda, daquelas em que é preciso esfregar, lavar algumas paredes e o teto da casa de banho, aspirar colchões e lavar o chão. Nos outros dias limitamos-nos a manter as coisas mais ou menos limpas.

Existem uns truques que nos ajudam a manter as coisas equilibradas.

 1 - Em primeiro lugar o facto da casa ser pequena e ter muito poucas coisas quer móveis, quer artigos de decoração. Temos o mínimo indispensável de móveis e apenas alguns objetos de decoração que são realmente especiais para nós. É muito rápido limpar o pó por aqui.

2 - Os brinquedos das miúdas têm lugares próprios e são facilmente arrumados depois das brincadeiras. Temos baús e montes de cestos onde os brinquedos são arrumados por tipo e frequência de uso. Temos alguns brinquedos na sala e outros no quarto mas muito poucos à vista.

3 - Nunca passamos a roupa a ferro, o que nos poupa imenso tempo e trabalho. Com a exceção de um ou outro vestido e camisas, nada é passado a ferro.

4 - Organizo as roupas das miúdas com muita antecedência e, de manhã, não levamos muito tempo a despacha-las o que nos deixa tempo para deixar a casa minimamente arrumada.

5 - É raro deixarmos loiça para lavar de noite ou durante muito tempo. Não temos máquina de lavar loiça nem muito espaço no lava-loiças por isso temos mesmo que lavar tudo o que usamos depois de casa refeição. É uma questão de hábito e uma forma de ter a cozinha sempre arrumada.

6 - Cozinhamos sempre à noite e apenas umas três vezes por semana. Poupamos tempo e desarrumamos menos. A verdade é que também não temos muita paciência para passar muito tempo a cozinhar. O facto é que isto também ajuda a manter a casa arrumada.

7- Nunca usamos sapatos em casa. Mais do que uma questão de limpeza, para nós, é uma questão de higiene. Chegamos a casa e descalçamos-nos logo. Deixamos os sapatos debaixo da consola do hall de entrada e calçamos chinelos ou meias anti derrapantes. As minhas filhas brincam muito no chão e, para mim, é impensável pisar o chão de casa com os sapatos que pisaram toda a sujidade da rua. Há quem ache que é uma paranoia mas para nós faz todo o sentido. E, convenhamos, ajuda muito a manter a casa limpa durante mais tempo.

8 - Comprámos um mini aspirador que mudou a nossa vida. Nem sei como demoramos tanto tempo a compra-lo. O nosso é muito simples e foi dos mais baratos e é ótimo. Uso-o todos os dias principalmente na cozinha e na casa de banho (para acabar com os cabelos no chão é a melhor solução).
Para quem quiser algo mais sofisticado também existem mini aspiradores mais potentes que aspiram líquidos, tecidos,etc. Como praticamente não temos tapetes em casa uso o aspirador mais para aspirar cabelos e migalhas e é das melhores aquisições que fiz.

Deixo-vos algumas sugestões de mini aspiradores do género do meu.


Clicar nas imagens para ver preços e características dos aspiradores.


4 comentários

Comentar post