Quando começamos a sentir o bebé pela primeira vez
Provavelmente, antes do parto, sentir o bebé a mexer é um dos momentos mais esperados por todas as grávidas.
Andei nessa espera/ansiedade desde as 14 semanas. Depois de jantar, ficava deitada com as mãos sobre a barriga a tentar descortinar algum movimento leve que pudesse ser um pontapé do bebé.
A partir das 15 semanas já suspeitava que sentia qualquer coisa mas, sinceramente, nessa altura ainda é muito difícil discernir os movimentos do bebé dos movimentos próprios da barriga (como os gases por exemplo). Pelo menos comigo foi assim. Desconfiamos e tal mas certezas não temos.
Senti os primeiros movimentos do bebé às 19 semanas. Aqui já não existia qualquer tipo de dúvida. Não eram gases. Ainda não é um movimento muito forte mas é bastante notório e torna-se cada vez mais regular.Nos dias seguintes continuava a sentir os movimentos (mais à noite, deitada de barriga para cima e quando comia algo doce ou bebia chá quente) mas existem dias mais movimentados que outros.A partir da 20ª semana, os movimentos tornam-se mais regulares.
Para mim, que sou um bocado paranóica, a gravidez tem a melhor fase depois das 20 semanas, quando começo a sentir o bebé com regularidade (pelo menos de manhã e à noite) e a sentir-me verdadeiramente grávida.
Parece que passamos para esta fase de repente, a barriga cresce bastante, o bebé mexe-se e surge uma vontade enorme de fazer o ninho, escolher roupa, arranjar carrinho e berço, levar à escola, poupar para a universidade... Pronto estou a exagerar. Mas, para mim, nesta altura as coisas tornam-me mais reais ainda e fico cheia de genica e com vontade de agarrar o tempo e esticar as horas.
Depois chegamos às 37 semanas e parece que o tempo pára e cada dia parece um mês inteiro.