Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Ter | 08.03.16

Não me sinto muito mulher

mulher

 

Uma amiga enviou-me este texto fenomenal que, na minha opinião reflete muito do que ainda é "ser mulher".

 

Ser mulher não me incomoda nem me enche de orgulho.  Quero dizer, às vezes incomoda e às vezes deixa-me feliz mas um e outro não são sentimentos constantes.

 

Não sinto "Ahhh que bom que é ser mulher!" ou "Que treta que é ser mulher num mundo de homens!"Ser mulher, para mim, é mesmo obra do acaso. Podia ser homem e seria igualmente feliz. Imagino-me a ser homem. Um homem parecido com a mulher que sou: com os mesmos gostos musicais, com a mesma profissão, os mesmos hobbies, as mesmas convicções e talvez um bocadinho menos chata (que ser mulher é hormonalmente complicado, é como se estivessemos programadas para ser complicadinhas).

 

Creio que as mulheres têm, a vários níveis, uma vida mais difícil que os homens. Ainda vivemos numa sociedade muito machista, mas cada vez menos. E depende de nós aceitar isso ou não. Hoje em dia, na sociedade em que vivo, já ninguém nos obriga a nada. Tentam convencer-nos, coagir-nos até, mas não nos obrigam. Não podem fazê-lo porque as mulheres de hoje são esclarecidas, têm acesso a informação, a experiências diferentes, a todo o tipo de realidades e sabem bem que podem ser o que quiserem. A vida de cada uma de nós, salvo raras exceções, é escolhida por nós.

 

Mas ainda tentam que sejamos um certo tipo de mulher, principalmente outras mulheres. Não todas, claro, que não somos todos iguais, mas muitas. As avós, as tias, as mães. E muitos homens, claro está.

 

Ainda tentam que tenhamos apenas um namorado na vida, que aceitemos os problemas, que encaremos as dificuldades como um desafio que "uma mulher de verdade" conseguirá, de acordo com o dever, ultrapassar. Que casemos com ele. Que tenhamos filhos depois. Que cuidemos sempre dos nossos filhos com boa disposição. Que sejamos boas cozinheiras. Que cuidemos bem da roupa e da casa. Que estejamos sempre impecáveis, bem vestidas, maquilhadas, magras e que nos equilibremos graciosamente em saltos altos. Que tenhamos bom feitio. Que sejamos simpáticas e sorridentes.

 

Esperam que saibamos tirar nódoas, que numa festa sejamos as primeiras a ir buscar as cervejas para os homens. Esperam que não bebamos as cervejas. Que não nos sentemos a tagarelar. Muito menos com os homens. As mulheres ainda devem juntar-se a outras mulheres para falar dos filhos e quem sabe queixarem-se dos homens. Fica sempre bem.

 

Por algum motivo esotérico não conhecido, sou uma mulher bem em desacordo com a tradição. Na verdade não acredito na tradição. Até gosto de a contrariar de uma forma irracional. É tradição? Ok, faço ao contrário.

 

Nunca sonhei casar, muito menos de vestido branco. Não sei andar de sapatos altos. Não gosto de me maquilhar e não faço questão nenhuma de andar sempre bonita. A minha roupa preferida consiste em três peças essenciais: calças de ganga, t-shirt preta e ténis. Engravidei sem casar. De forma planeada. Continuo solteira.Não falo mal do meu namorado. Muito. Se tenho algo a dizer, digo-lhe a ele, quer lhe agrade ou não. Espero o mesmo dele.Na verdade, até parece mal, mas não tenho muito o que dizer. Ele não me ajuda em casa. Ele reparte as tarefas comigo. Quando é possível, bebemos juntos. Quando não é, bebemos à vez. Ele sai com os amigos e eu fico em casa com a Lara. Outra vezes saio eu. Às vezes saio de casa só para ir beber um café sozinha e ler um livro. Outras vezes fico eu com ela e ele fica horas a jogar. Somos companheiros mais do que homem e mulher.

 

Tive mais do que um namorado. Mais do que dois. Mais do que três. Com cada um acreditei que era para sempre.Nunca acreditei que precisava de um homem para ser feliz. Ou de outra pessoa qualquer que não fosse eu própria.

 

Nunca quis uma casa grande e cheia de flores. Quem é que ia arrumar e limpar aquilo? Gosto de apartamentos pequenos e centrais. Não gosto de cozinhar. Faço-o por obrigação e o meu namorado fá-lo melhor que eu.

 

Gosto de beber, embora não beba mais do que uma cerveja ou um copo de vinho há quase 3 anos, gosto de sair à noite, gosto de passar tardes no sofá, gosto de correr na praia atrás da minha filha como se tivesse menos 20 anos, às vezes também corro pelos corredores do supermercado como as crianças, só porque tenho pressa e me apetece. Às vezes as pessoas olham. E eu percebo que não é "suposto" comportar-me assim.

 

Gosto muito de estar com a minha filha e tratar dela mas divido todas as tarefas com o meu namorado menos de noite. Durante a noite é sempre ele que trata da nossa filha. De noite sou um zombie.

 

Acredito que ser mulher ou não, não me faz muita diferença (excepto no óbvio).Mas há coisas em que gosto muito de ser mulher. Gostei muito de amamentar a minha filha. Adorei. Deu-me jeito ser mulher. Gosto de usar sabrinas e meias de rede com saias compridas. Também dá jeito ser mulher para isso (embora não vejo razão nenhuma para um homem não o fazer também).

 

De repente, não estou a ver mais nada.O facto é que nunca me encaixei no esteriótipo de "mulher". Não sei, acho que não me fica bem.