Como mantenho a amamentação da Maria, mesmo depois de regressar ao trabalho
Amamentar depois de regressar ao trabalho
Há pouco tempo, tive algumas dificuldades com a amamentação da Maria. Falei disso aqui.
Entretanto fomos à pediatra que recomendou manter a amamentação em exclusivo até aos 6 meses, caso fosse possível.Por mim, vai ser possível.Felizmente vivo a 10 minutos a pé do trabalho e, em caso de necessidade, posso ir a casa na hora de almoço para amamentar a Maria, que fica com a minha sogra.
Como ela pega bem no biberão não é necessário, basta deixar leite suficiente em casa. A questão é que o leite que tinha guardado foi todo usado recentemente e não tive oportunidade de tirar mais.
Então, para ter leite para deixar à Maria e também para estimular a produção de leite, retiro o leite na hora de almoço e guardo num frigorífico até à hora de sair.
A novidade aqui é no método usado. Tenho em casa máquina elétrica e máquina manual para extrair o leite mas não me dou muito bem com nenhuma das duas. Extrair leite com a máquina elétrica provoca-me muitas dores e com a manual nunca me entendi, nunca consegui tirar leite (provavelmente por não encontrar a posição adequada).
Então como é que tiro o leite? À mão mesmo. :) E resulta lindamente. Demoro uns 20 minutos mas consigo retirar bastante leite.Assim, tenho sempre o leite garantido para a Maria, alivio a tensão mamária que sentiria se ficasse muitas horas sem amamentar, e estimulo a produção de mais leite. Perfeito.
Para as interessadas encontram aqui um vídeo que explica como se faz.Não é tão rápido como uma máquina elétrica mas não dói nada e faz-se muito bem. :)