52 semanas de 2022 #5
Os meus pais
Desafio de escrita criativa "52 semanas de 2022"
Os meus pais sempre fizeram o melhor que podiam com o conhecimento e a vida que tinham.
Agora que sou mãe de três crianças, percebo melhor o que pode mover os pais, e como é difícil conciliar os papeis de pai, profissional e indivíduo com vontades e necessidades muito próprias.
Quando era mais nova, sentia que os meus pais deveriam ter feito as coisas de forma diferente, principalmente em relação a mim. Agora, à medida que vou crescendo e conhecendo mais pessoas e mais realidades, principalmente a minha, como mãe, sei que os meus pais fizeram mais e melhor do que eu julgava.
À maneira deles, deram-me aquilo que achavam mais importante e, sobretudo, aquilo que mais falta lhes fez na infância. Eu faço o mesmo. Dou aos meus filhos aquilo que mais falta me fez, inclusive irmãos. Sei que, ao fazer isso, lhes estou a faltar com coisas que nem imagino. Aceito isso como parte natural da vida.
Hoje, com a distância do tempo, sei ser muito mais grata pela infância que tive que, apesar de muita coisa, teve muito do que falta hoje às nossas crianças (mea culpa, também): liberdade, natureza, algum risco controlado e ócio.