Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sab | 05.11.16

Um erro que cometia como mãe ... por ignorância

bebes-televisao

 

Se calhar muitas de vós que são mães, já sabiam disso e ainda bem. Eu, se calhar, também sabia mas não sabia muito bem, pelo menos não tão bem como agora.

 

Depois dos 3 meses, coloquei a Maria algumas vezes a ver vídeos do Baby Einstein na televisão. Para quem não conhece são vídeos com imagens simples e coloridas geralmente acompanhados de música ou sons de animais, instrumentos musicais e outros sons "interessantes" para o bebé. Acho os vídeos bons e bastante engraçados para miúdos... mas, sei disso agora, a partir dos 12 meses.

 

O facto é que a Maria ficava ali no tapete de atividades toda interessada nos vídeos o que me dava imenso jeito para fazer coisas como almoçar e tomar banho.Quando a Lara tinha a idade da Maria a pediatra tinha-me dito que não era recomendável colocar bebés a ver televisão, mesmo vídeos para bebés, mas o que eu entendi é que não era especialmente interessante para eles. Provavelmente não ouvi tudo ou não percebi que, mais do que desinteressante era prejudicial.

 

A culpa será minha de certeza. Era tanta informação e era tudo uma novidade tão grande que não prestei a devida atenção a essa informação. 

 

O que diz o pediatra Mário Cordeiro

 

Hoje, a ler o "Livro do Bebé" do pediatra Mário Cordeiro, deparei-me com essa questão e tomei consciência das razões pelas quais, os bebés menores de 1 ano, não devem ver televisão.Como não sei se posso reproduzir conteúdos do livro, por questões legais, passo a explicar isto pelas minhas palavras.

 

A televisão é nociva para os bebés com menos de um ano porque eles não estão preparados para a velocidade e ritmo das imagens que passam na televisão, mesmo em vídeos que nos parecem quase parados. Ver televisão vai causar-lhes hiperestimulação, ansiedade, stress e irritação.

 

Mesmo depois de um ano de vida, o bebé não deve passar muito tempo em frente à televisão. Aconselham-se não mais do que 10 minutos seguidos, vídeos simples e adequados a bebés. Se possível devem ver os vídeos acompanhados por adultos para tornar a atividade menos passiva.

 

A partir de hoje, a Maria não vê mais televisão até ter 1 ano.Mesmo a Lara vê muito pouca televisão. Geralmente vê desenhos animados ao fim de semana de manhã, escolhidos por ela de um conjunto pré definido por nós. Na verdade tudo o que ela alguma vez viu foi escolhido por nós porque não vemos "mesmo" televisão, só temos o Netflix e os 4 canais regulares que nunca vemos.

 

Quem diz que o bebé não deve ver televisão antes de um ano, refere-se também a vídeos no iPad e telemóvel.

 

Já os livros e a música (desde que não seja muito alto) estão aconselhadíssimos. :)

6 comentários

Comentar post