Ter | 22.12.15
Um dia no Parque Terra Nostra
Um dos meus locais preferidos na Ilha de São Miguel é o parque Terra Nostra, um jardim botânico com mais de 200 anos, situado no maravilhoso vale das Furnas.
O jardim é fantástico e a piscina de água quente, uma das mais extraordinárias do país, é absolutamente deliciosa!Gosto de lá ir com o tempo frio.
Começo por dar uma volta pelo jardim, parar num cantinho bonito para a merenda, que consiste invariavelmente de um bolo lêvedo fresquinho acabado de comprar e um copo de vinho tinto, e passar uma boas horas a desfrutar da magnífica e relaxante piscina de água quente que fica em frente ao hotel. Agora existe uma piscina mais pequena, no meio do jardim, lindíssima, onde gosto de ir sempre um bocadinho.
Tem uns banquinhos de cimento, que nos permitem ficar "de molho" confortavelmente sentados a conversar.
É, sem dúvida, uma paragem obrigatória para quem visita a Ilha de São Miguel.Aconselho a levarem chinelos para a piscina, que pode ter o chão um pouco escorregadio. E um fato de banho velho e escuro, que ficará malhado de castanho por causa do ferro presente na água.
Para as senhoras de cabelo comprido (e para as outras também) devo avisar que o cabelo, se molhado, ficará muito crespo e com umas rastas naturais muito teimosas.
Nada que não saia com umas insistente lavagens mas... é sempre bom saber.Neste momento, a entrada custa 6 euros mas vale o investimento.
A piscina é alimentada por uma nascente de água termal cuja temperatura varia entre os 35 e 40 graus celsius.
Para o lanche é obrigatório levar bolos lêvedos, típicos das furnas.
Recentemente, fizeram uma piscina nova no parque. É mais pequenina mas muito pitoresca. É capaz de ser mais divertida para crianças do que a maior.
O jardim é magnífico.
A piscina de água quente é um ponto de paragem obrigatória para todos os que visitam as Furnas.
Cada zona do jardim tem um encanto próprio. Somos capazes de passar aqui um dia inteiro a absorver a beleza do jardim.
Para mim, é o jardim mais bonito de São Miguel.