Segunda semana de meditação mindfullness
Passaram duas semanas desde que comecei a fazer meditação mindfullness.
Bom, não posso dizer que tenha experimentado grandes mudanças na minha vida mas a concentração não tem andado nos melhores dias. Temos tido viroses (nós e as miúdas) com todos em casa a resmungar e não tem sido fácil encontrar um local sossegado para meditar.
Ainda assim não tenho falhado nenhum dia.
Em relação à meditação em si, tenho verificado melhorias da semana passada para esta. Já não me custa tanto seguir a meditação guiada e creio que já me consigo concentrar durante mais tempo mas ainda é difícil controlar a panóplia de pensamentos que chegam à minha mente às dezenas de cada vez.
Por outro lado, logo depois de meditar, sinto uma calma e um relaxamento que duram cada vez mais tempo. Neste aspeto sinto uma diferença muito grande.
Já comecei a terceira semana e, desta vez, tenho objetivos mais ambiciosos. Para além de me concentrar mais durante a meditação, quero muito aplicar o mindfullness durante o meu dia, concentrando-me verdadeiramente naquilo que estiver a fazer a cada momento. Isto, de facto, é muito difícil para mim desde sempre e é algo que tenho mesmo que mudar, para bem da minha qualidade de vida e das pessoas que me rodeiam.
Claro que consigo estar concentrada numa tarefa, seja no trabalho, em casa ou quando estou com as minhas filhas, mas grande parte do meu dia é passado sem que eu esteja verdadeiramente presente no "aqui e no agora". Normalmente estou com a cabeça no futuro, a planear mentalmente o que tenho para fazer nas horas ou nos dias seguintes.
O facto é que se estiver completamente focada no que estou a fazer, seja a lavar a loiça, a dobrar roupa ou a lavar os dentes, o tempo é muito mais agradável e proveitoso.
De modo que o meu grande objetivo nesta semana vai ser este.