Os pais não gostam de contar histórias aos filhos
A não ser que sejam histórias curtas, muito engraçadas e com uma moral associada.
Atire a primeira pedra quem nunca começou a bocejar logo na primeira página de um livro infantil. É automático. Principalmente quando são livros cheios de páginas, sem interesse nenhum e lidos já umas 100 vezes.
A Cinderela, por exemplo, é um desses. Até me arrepio quando uma das minhas filhas me vem pedir para ler a Cinderela pela 137ª vez. É uma tortura japonesa.
Mas depois, quando temos sorte (ou paciência e tempo para procurar), encontramos na biblioteca livros maravilhosos, com imagens magníficas e textos inspiradíssimos. E não é fácil encontrar um bom livro para crianças! Não é mesmo!
Por isso, tenho mesmo que partilhar convosco esta informação: os livros nas imagens abaixo são maravilhosos para ler aos miúdos antes de irem para a cama. São livros pequeninos, prestam-se muito bem a uma certa "teatralização da história" (o que aumenta o interesse dos miúdos e diminui o sono dos pais) e têm uma moral muito interessante.
O meu favorito é o primeiro: "O coelho que sabia ouvir". Creio que é o meu livro preferido de todos os que já li aos meus filhos. É um livro que fala ao coração das crianças e ao coração dos pais de uma forma simples, bonita e muito certeira. Fala-nos da melhor forma de consolar alguém que está triste, o que é sempre um conhecimento a reter quer para pais, quer para pessoas em geral.
Se puderem, leiam este livro com os vossos filhos. Tenho a certeza que vão amar.
E por aí, o que andam a ler?
Chutem essas dicas nos comentários!