Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sex | 23.08.24

Os meus filhos passaram um dia inteiro a ver televisão

IMG_2760.jpg

Os meus filhos estão de férias, mas os pais não.

Então, durante alguns dias de agosto estou a trabalhar a partir de casa enquanto fico com dois dos meus filhos em casa, e o outro passa o dia com os avós.

Numa dessas semanas, optei pelo caminho que me pareceu mais fácil: deixei-os passar o dia inteiro a ver televisão, com conteúdos aprovados por nós e escolhidos e negociados entre eles. A vantagem dessa solução foi que eles ficaram silenciosos e tranquilos por muito tempo.

No entanto, depois não me senti muito confortável com essa escolha, especialmente porque seriam vários os dias de teletrabalho com eles, e prefiro reservar a televisão para ocasiões mais esporádicas.

No dia seguinte, combinei com eles o seguinte: poderiam jogar na PlayStation ou no tablet durante 30 minutos ao final do dia, desde que passassem o dia a brincar com brinquedos não eletrónicos. Nada de televisão, jogos eletrónicos ou algo que envolvesse ecrãs.

Assim, eles redescobriram brinquedos que não usavam há meses. Construíram cidades, montaram linhas de comboio, brincaram às escolas, fizeram puzzles, bolhas de sabão...

Entreteram-se muito bem durante o dia todo, e não correu pior do que quando estavam a ver televisão.

Acho que vou usar este método mais vezes. Reservo o momento da TV ou dos jogos no tablet para o final do dia, depois de experiências mais ligadas ao mundo real.

E vocês, como gerem a televisão e os tablets?