Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Ter | 21.05.24

Os meus filhos pareciam uns duendes atarefados e muito eficientes

IMG_9878.jpg

Educar crianças é como andar na corda bamba entre a responsabilidade e a diversão. Por um lado quero que se divirtam e passem tempo a brincar, por outro, quero incutir-lhes a responsabilidade de contribuirem para o bem da família, responsabilizando-se por uma parte da organização da casa.

Com este propósito em mente, decidi testar algo novo com os meus três filhos de 5, 7 e 10 anos: atribuí-lhes a árdua missão de dobrar e arrumar a roupa miúda e aborrecida lavada, como cuecas e panos de cozinha.

Para minha surpresa (e espanto), eles uniram esforços, distribuíram as tarefas e realizaram a tarefa de forma mais rápida e eficaz do que eu poderia imaginar! Fiquei tão boquiaberta que decidi conferir-lhes a responsabilidade contínua desta tarefa. E como incentivo, ganham uma recompensa: tempo extra para se entregarem às consolas ou televisão.

Confesso que muitas vezes me sinto uma falha como educadora por não envolver tanto os meus rebentos nas tarefas domésticas, culpa da falta de tempo ou de paciência. Mas, ao dar-lhes uma motivação extra, eles não só realizam as tarefas sem reclamar como também revelam um talento surpreendente para trabalhar em equipa.

E vocês, já experimentaram esta aventura de envolver os vossos pequenos nas tarefas da casa? Partilhem as vossas peripécias connosco!

2 comentários

Comentar post