O livro preferido do Eduardo, da Maria e até da Lara
"Onde está?" de Christian Voltz


Trouxe-o da biblioteca na semana passada, através daquele sistema pouco eficiente de escolher os livros de um catálogo online, pelo título.
Só o trouxe porque estava a pesquisar livros: "Onde está o Wally?" e achei que este era um do mesmo género.
Não é. É um livro muito diferente, sem história, sem desenhos lindíssimos e sem um final concreto. É um livro fabulosamente inacababo, sem um contexto e sem um encadeamento lógico ou percetível entre os acontecimentos.
Uma maravilha!!!!
Comecei a ler o livro, de uma forma intuitiva, e sem saber bem onde me ia levar. Os miúdos adoraram. Riram-se imenso e cada um deles têm uma perceção diferente da história.
Claro que leio de uma forma teatralizada, usando sons diferentes e expressões faciais exageradas. Tudo aquilo de que os miúdos mais gostam, portanto.
Entretanto, já vão lendo o livro uns aos outros, cada um da maneira que prefere. E, antes de ir para a cama, o Eduardo vai buscar o livro e pede-me para o ler para ele.
O facto é que nunca tive aqui um livro que causasse este impacto nos miúdos. Espanto-me muito com isso porque, à primeira vista, não imaginava que isso acontecesse.
Recomendo a sua leitura para todas as crianças e, talvez em especial, para as crianças que não gostam tanto de livros. Por ser tão diferente do habitual, é capaz de captar a atenção dos mais resistentes. Mas, é para ser lido por um adulto de mente muito aberta para a interpretação livre.