Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qua | 20.05.20

O Eduardo com 21 meses

IMG_4599.jpeg
Cortei-lhe o cabelo e ficou com ar de rapazinho. Mas fica muito fofo na mesma, com umas bochechas grandes e um sorriso maroto sempre pronto.

Está crescido mas continuo a vê-lo como o meu bebé. Obviamente. 

Continua a comer muito bem e de tudo. Continua a mamar e agora pede para mamar puxando-me a camisola e abrindo muito a boca, como fazia para pedir comida quando ainda não falava. É uma figura.

Ainda não bebeu leite de vaca.
Gosta muito de pão, banana, bolachas e papa, como todos os bebés, mas come tudo o que lhe derem. Reparei, recentemente, que não aprecia muito coentros. Um dia destes dei-lhe uma comida com coentros e, depois de ter cuspido o primeiro pedaço que apanhou, pôs-se a ralhar muito quando viu outro pedaço no prato. Parece que ficou bastante ofendido com o sabor dos coentros.

Está numa fase em que quer a mãe para tudo. Puxa-me pela mão para brincar com ele, pede para ir para o meu colo durante o dia e sempre que se magoa corre para mim. Antes era mais com o pai mas este tempo todo que passamos juntos parece estar a mudar a tendência. Isso e o facto de eu passar muito tempo com ele ao colo e dar-lhe beijos naquelas bochechas boas.

É muito meiguinho e farta-se de correr para todos de braços abertos, para dar abraços e beijinhos. E tem que ser a todos, um de cada vez. E depois repete. Consola.

Também é um bocado bruto e nisto vejo uma grande diferença entre ele e as meninas. Ele leva tudo à frente, salta com uma energia inimaginável, para o seu tamanho, e é capaz de trepar para os bancos e para as mesas em segundos. 

Adora dançar e continua um grande fã do Jel. Sal Grosso é a sua música preferida de todas e mal vê o inicio do vídeoclipe, começa a pular com uma excitação só comparável ao momento em que lhe colocamos um pedaço de pão à frente.

Também gosta muito do Panda e dos Caricas, a única coisa que o prende à televisão enquanto me despacho de manhã ou faço o almoço.

Entretém-se muito sozinho e a brincar com as irmãs desde que o pai e a mãe não estejam "à vista". Ainda briga muito com a Maria mas já se dão ligeiramente melhor. Com a Lara dá-se muito bem ou ela não fosse uma das pessoas que mais o mima e lhe faz as vontades cá em casa.

Eu e o Milton divertimo-nos mesmo muito a vê-lo roubar as coisas à Maria e a fugir. É que tem mesmo graça, pelo menos para quem não tem irmãos e não fazia ideia de que isto era assim.

Já diz muitas coisas e inventa muitas palavras:

Lálá = Lara
didi = panda
nana = banana
nem nem= fruta
cóco = chichi e cocó
cacá= gato

A atividade preferida do Eduardo é deitar a mão aos telemóveis e comandos que encontra pela casa. Logo que acorda, e depois de mamar, a primeira coisa que faz é dar uma corrida pela casa e tentar agarrar num comando ou num telemóvel antes de ser apanhado. Às vezes esconde-se debaixo do beliche das miúdas com o seu tesouro furtado. Logo que lhe tiramos o objeto de apreço desata numa berraria que nos deixa quase surdos.

Há meses que o senhor Eduardo se iniciou nas birras e, se não são muito duradouras, são bastante barulhentas. Também nos tenta bater quando está mais frustrado mas se falamos com ele mais assertivamente altera logo o comportamento e abraça-nos, a fazer-se de fofo.

Tem dois livros preferidos que nos pede para lermos, ambos de animais.

Ultimamente não gosta de mudar a fralda nem de tomar banho. Quase que precisamos de uma camisa de forças para lhe mudar a fralda e em relação ao banho, temos que retirar o chuveiro do seu campo de visão porque ele sente terror por ele (não sei porquê, se calhar levou uma chuveirada quando era pequeno e assustou-se).

Dorme sempre ao colo do pai e a noite inteira, mais ou menos das 21h00 às 7h00. Dorme uma sesta por dia, das 12h00 às 14h00, mais coisa menos coisa.

É muito bem disposto e está naquela fase deliciosa em que se ri de tudo e mais alguma coisa. mete-se connosco, conversa e toma a iniciativa de brincadeiras que já lhe ensinámos.

Imita tudo o que ouve e que vê fazer. De vez em quando anda pela casa a fazer a posição de Yoga "Cão a olhar para baixo" e chama-me para ver. Coisa mais boa! 



1 comentário

Comentar post