O bolo de iogurte mais fofinho de sempre
O que fazer quando acordamos às 4h da manhã para procurar o coelhinho de peluche da nossa filha de 4 anos e não conseguimos voltar a adormecer?
Eu ponho-me a deambular pela casa a fazer uma série de coisas. Na última vez que isso aconteceu, entre algumas coisas menos bem feitas, fiz uma receita nova de bolo de iogurte que ficou maravilhosa. A consistência do bolo é a melhor que já fiz alguma vez, super fofinha!
Desta vez roubei imenso no açúcar e coloquei apenas 2/3 do que estava na receita. Como o bolo é bastante grande, acabou por não ficar muito doce. Eu gosto assim mas, por via das dúvidas, deixo aqui as quantidades da receita original.
Eu não sei se este é o melhor bolo de iogurte que já fiz (geralmente ficam sempre bons) mas é de certeza o mais fofinho de todos os que fiz e de todos os que comi.
Segue a receitinha:
Vamos chamar-lhe...
Bolo de iogurte muito fofinho
6 ovos
300 g de açúcar
300 g de farinha de trigo
250 ml de iogurte natural
1/2 xícara (chá) de açúcar amarelo
1 pitada de sal
1 copo (de iogurte) de óleo
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó
Bater as claras em castelo até ficarem bem firmes. Juntar 200 g açúcar e bater mais um ou dois minutos.
Numa outra tigela juntar as gemas, o iogurte e 100 g de açúcar e bater durante 2 minutos. Juntar a essência de baunilha, o óleo e o sal e continuar a bater. Juntar a farinha (misturada com o fermento) aos poucos e misturar bem (costumo usar a batedeira numa velocidade mais fraca).
Juntar as claras em castelo e misturar tudo com delicadeza.
Colocar numa forma grande de buraco (untada com manteiga e farinha) e levar ao forno pré aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos. Eu uso uma forma de silicone e não preciso de untar.
Desenformar frio.
Bom apetite!
Receita daqui.