Lista essencial para um armário minimalista de criança
Photo by Bess Hamiti from Pexels
A roupa e sapatos dos meus 3 filhos cabe num roupeiro de duas portas.
Tenho no roupeiro apenas a roupa que está a ser utilizada e guardo na arrecadação toda a roupa que ainda não serve ou de outra estação.
Posso dizer que ainda sobra espaço no roupeiro e ele não é nada grande.
Cada um dos miúdos tem toda a roupa de que precisa e muito pouca roupa extra, o que torna tudo muito mais simples: o tratamento de roupa, a arrumação, a escolha das roupas na hora de sair e toda a logística necessária de cada vez que muda a estação.
Partilho convosco a lista de roupa que tenho para cada um deles, sendo que as necessidades variam de criança para criança. Pode ser necessário ter roupa específica para a prática de desporto, por exemplo. A Maria, este ano, é capaz de ir para o ballet e vai precisar de comprar roupa e sapatilhas para isso.
Por vivermos em São Miguel, gostamos de ter um fato de banho mais velho e escuro de reserva, para irmos às piscinas de água quente, mesmo no tempo mais frio. Já gorros é algo que não nos faz falta por aqui, porque o clima não é assim tão frio e as camisolas dos miúdos costumas ter capuz.
Posto isto, deixo-vos a lista básica de roupa para ter no roupeiro das crianças, no Inverno. Serve para rapaz e rapariga. Será de adicionar tudo o que, posteriormente, fizer falta.
Aprendi que não vale muito a pena comprar roupa e sapatos em excesso para as crianças, para o caso de poderem ser uteis mais tarde. Com a exceção de básicos, que podemos comprar nos saldos para o próximo ano, tudo o resto que comprarmos pode nunca vir a ser usado, o que é uma grande chatice para a carteira e para o ambiente.
Segue a lista, agora sim, sem mais delongas:
- 10 meias
- 7 collants (para os mais friorentos)
- 15 cuequinhas
- 4 meias antiderrapantes para usar em casa (andamos sempre descalços em casa)
- 8 calças de fatos de treino
- 8 camisolas de algodão de manga comprida
- 6 sweat shirts quentes
- 3 pares de calças de ganga
- 1 casaco quente
- 2 casacos de fato de treino
- 5 pijamas de manga comprida
- 1 roupa mais formal para alguma festa
- 2 t-shirts para quando o tempo começar a ficar mais quente
-2 pares de ténis
- 1 par de galochas ou botas
- Uns sapatinhos mais formais (Às vezes nem tenho e uso uns ténis mais discretos. Compro mesmo só se tiver que ser, para um casamento ou uma festa da escola. Nos últimos dois anos, por exemplo, não comprei porque estivemos sempre por casa por causa da pandemia.)
E é isso minha gente. Os miúdos têm, basicamente, roupa confortável para ir para a escola, algumas calças de ganga para os fins de semana e uma roupa mais arranjadinha para as festas e eventos especiais.
Não os emboneco todos para sair ao fim de semana porque geralmente vamos para parques e jardins e eles querem é correr, saltar e subir a árvores. Por aqui andamos sempre muito práticos e simples: pais e filhos.
Nota do editor ao serviço da transparência deste blogue: A Maria já gosta de brilhos, folhos e coisinhas mais mimosas. No caso dela vou abrir uma exceção e talvez o Pai Natal lhe traga umas roupinhas cheias de purpurinas para ela desfilar nos passeios de domingo.