Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qui | 03.07.25

Jogos de tabuleiro nas férias

Escola 7.png


As aulas já terminaram há algumas semanas, mas o Eduardo continua a ir todos os dias para a escola. Durante o verão, o espaço transforma-se quase num ATL de férias, com atividades divertidas, passeios, idas à praia, piqueniques, piscina... E, claro, há também dias mais tranquilos, em que ficam mesmo por lá, na escola.

Foi precisamente nesses dias que o Eduardo começou a mostrar interesse por algo inesperado e muito bonito: levar jogos de tabuleiro para se entreter com os amigos.

Uma nova vida para os jogos de tabuleiro cá de casa

Tudo começou com uma ideia simples. Ele quis levar um ou dois jogos de tabuleiro para brincar com os amiguinhos. Também adora o clássico jogo do Stop — aquele em que temos de escrever palavras começadas por uma letra, dentro de várias categorias. Aqui em casa temos um caderninho próprio com folhas preparadas para isso, e ele começou a levá-las, junto com várias canetas para partilhar com os amigos e amigas.

Todos os dias escolhe os jogos que vai levar, mete tudo num saquinho, e lá vai ele, orgulhoso e entusiasmado. E o mais engraçado? Ele realmente usa os jogos! Junta-se aos colegas e passam algum tempo do dia a brincar em grupo, longe de ecrãs, em partilha e convívio.

O único cá de casa com essa ideia

Curiosamente, nem a Lara nem a Maria alguma vez se interessaram por levar jogos para a escola nas férias. Cada criança tem o seu ritmo, os seus gostos — e isso é absolutamente normal. Mas ver o Eduardo a redescobrir os jogos de tabuleiro e a dar-lhes uma utilidade nova deixou-me mesmo feliz.

Temos um armário cheio de jogos na sala, de todos os tipos. E, embora às vezes joguem em família, a verdade é que, no dia a dia, acabam por jogar menos do que eu imaginava. Talvez até menos do que eu gostaria que jogassem, pensando em como teria adorado ter irmãos ou companhia para jogar mais vezes quando era criança.

Por isso, vê-lo agora a dar nova vida a esses jogos é especial. E deixa-me a pensar...

Uma excelente alternativa aos ecrãs nas férias escolares

Se os vossos filhos estão a frequentar um ATL ou uma escola de verão, esta pode ser uma excelente sugestão. Em dias menos preenchidos, ou com mais tempo livre, levar um ou dois jogos de tabuleiro pode ser uma alternativa fantástica à televisão e aos telemóveis.

Jogos de tabuleiro estimulam a criatividade, a cooperação, o raciocínio lógico e, acima de tudo, o espírito de grupo. Basta estarem à disposição — os miúdos interessam-se naturalmente quando têm algo divertido e partilhável ao alcance.

Fica a dica

Às vezes, são as ideias simples que funcionam melhor. E esta, vinda do Eduardo, é daquelas que vale mesmo a pena experimentar.