Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qui | 06.06.24

Há dias em que não tenho paciência para lidar com pessoas

grinning-cat-4037421_1280.png


Também vos acontece isso? Há dias em que o esforço mental necessário para agir de forma mais ou menos normal me esgota completamente. Há dias em que até lidar comigo própria é difícil.

Acho particularmente complicado lidar com pessoas que dizem coisas que não fazem sentido nenhum para mim. Nessas situações, é como se estivessem a falar debaixo de água; eu até perco a capacidade de ouvir. E essas pessoas não têm culpa nenhuma, apenas estamos a olhar para diferentes partes da realidade.

Mas há momentos em que essa minha dificuldade é ainda mais acentuada:

  • Durante a TPM (nesses dias, nem é bom sair de casa).
  • Quando estou com fome. Quase não consigo falar se estou com fome.
  • Quando estou preocupada com alguma coisa.

Pode parecer estranho dito assim, mas há dias em que até uma pessoa a respirar muito alto me incomoda. Nessas horas, fico muito calada, quase invisível, esperando a oportunidade de ficar sozinha.

Não sei se dá para perceber ou não, mas sofro de uma enorme falta de tolerância. Tolero pouco pessoas com atitudes que considero pouco éticas. Mas talvez isso não seja notado porque, na maioria das vezes, não digo nada. A menos que esteja diante de alguém que precise de ajuda ou alguém que dependa de mim para ser educado (penso nos meus filhos, por exemplo), não me dou ao trabalho de falar muito sobre isso.

A verdade é que todos os dias temos de lidar com pessoas muito diferentes de nós, em todo tipo de contextos. Por isso, se eu pudesse mudar algo em mim, seria ter mais tolerância em geral. Tolerância interna mesmo, aquela paz de espírito budista diante das asneiras que ouvimos aqui e ali. Porque externamente, na maioria das vezes, eu apenas sorrio e aceno, pois é o que dá menos trabalho.