Fiz um almoço vegan e ele gostou!
Há muito tempo que gostaria de me tornar ovo-lacto vegetariana. Tentei uma vez, sem qualquer tipo de orientação, e não deu certo. Obviamente.
Agora que julgo perceber mais qualquer coisita de nutrição e saúde, estou a pensar seriamente em alterar, gradualmente, a minha alimentação. A ideia é comer cada vez menos alimentos de origem animal.
Já não como quase nenhuma carne vermelha e pelo menos dois dias da semana são de refeições vegetarianas. Estou, também, a introduzir algumas refeições vegan (sem utilizar nenhum alimento de origem animal).
Um dia destes fiz uma salada de quinoa.
Confesso que estava cética porque não fazia ideia ao que saberia uma salada de quinoa. Gosto imenso de quinoa mas fria nunca tinha comido.
Fiz então salada de quinoa para eu e ele levarmos para o almoço, no trabalho, e foi lá que provei pela primeira vez.
Bom... confesso que achei o sabor estranho. Eu não estava, de todo, habituada àquela mistura de sabores. Não posso dizer que tenha desgostado. Tão pouco posso dizer que adorei. Voltei a repetir no dia seguinte e a impressão "imprecisa" manteve-se.
O Milton, curiosamente, gostou muito. Disse que ficou agradavelmente surpreendido com aquele almoço vegan.
Bom... como não somos todos iguais e não quero colocar aqui apenas as receitas de que gosto, mas sim aquelas que agradaram bastante a alguém, vou deixar-vos a receita.
O nome correto é Tabule de Quinoa
Ingredientes
1 chávena de quinoa
1/2 chávena de amêndoas
1/2 chávena de sultanas douradas
2 tomates
2 pepinos pequenos
limas ou limões
alho em pó
salsa fresca
pimenta preta
azeite
Lavar bem a quinoa e cozê-la em água e sal durante 15 minutos. Deixar arrefecer.
Torrar as amêndoas (com ou sem pele) no forno, sobre uma folha de alúminio, num tabuleiro, durante 15 minutos, a 150º.
Cortar os pepinos e os tomates em cubos pequenos.
Juntar e misturar todos os ingredientes numa taça grande e condimentar com um fio de azeite, sumo de lima ou de limão, e polvilhar com salsa picada.
Bom apetite!