Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sab | 24.03.18

Estou mesmo aborrecida com isto! 8 razões pelas quais o tele marketing me enerva

girl-23849_1280.png

 

São muito poucas as coisas que me enervam hoje em dia. O tele marketing é uma delas.

Sempre me enervou imenso e nunca consegui muito bem lidar com esta questão, por mais que tente. 

Já experimentei várias abordagens, já me tentei divertir com a situação, já tentei resolver as coisas e encurtar a conversa de uma forma sensata e razoável e já tentei ser gentil ao máximo mesmo sentindo-me bastante chateada com a situação. Mas, na maior parte das vezes, sinto que sou desagradável e que me fizeram perder tempo precioso de uma forma bem tola.

Para tentar ser sucinta e não me perder em queixumes sobre o tele marketing, nomeio o mais rapidamente que consigo 5 razões que me fazem sentir desconfortável com esta forma de venda de produtos e serviços.

1- Tenho uma personalidade bastante controladora e, por isso, não gosto que me procurem para vender coisas. Quando estou interessada num produto prefiro ser eu a ir procura-lo. Mesmo que me liguem para me venderem algo em que estou interessada o mais certo é ter o efeito oposto e eu criar resistência a comprar só porque me estão a tentar impingir uma coisa. E não suporto que me tentem convencer de coisas para as quais não estou minimamente virada.

2- O meu tempo (e, presumo, que o de toda a gente) é um dos bens mais preciosos que tenho e não aprecio nada que abusem dele.
Tenho mesmo que me controlar muito para não ser rude quando alguém me faz perder tempo com coisas que não vão dar em nada.

3- Não gosto muito de usar o telefone mas tenho muita gratidão pelo jeito que me dá. O telefone é ótimo para falar com amigos e familiares que estão longe, para resolver coisas práticas sem deslocações e por razões de segurança. É um objeto bastante útil que deve ser respeitado e usado para o que é importante. E é privado. Nisto sou muito pouco tolerante. Acho que devia ser proibido usar os contactos das pessoas de forma leviana e para lhes tentar impingir produtos. Muitas vezes estamos à espera de telefonemas importantes e é muito chato estarmos sempre com o telefone e a mente ocupada com campanhas de tele marketing. Isso não tem jeito nenhum.

4- É extremamente invasivo e enganador.
Só atendemos o telefone porque julgamos que pode ser um telefonema importante. Se soubéssemos que era tele marketing não atenderíamos e os vendedores sabem disso. É um ato muito desonesto isto de ligar para um contacto pessoal das pessoas na esperança de captarem a sua atenção e lhes impingirem coisas.

5 - Não gosto que me tentem fazer gastar dinheiro.
Estou há muito tempo, numa fase minimalista da vida e quanto menos consumir melhor. Tudo aquilo de que preciso já tenho e o que não tenho será adquirido depois de muita pesquisa e ponderação. É assim e apenas assim que eu compro. É uma falta de respeito tentarem impingir-me coisas que não quero comprar. Façam publicidade com anúncios, cartazes, folhetos explicativos. Façam-no com páginas de qualidade e informativas na Internet. Isso sim, eu gosto de ler. Se quiser adquirir um produto, agradeço muito que disponibilizem informação sobre ele. Mas não a imponham, disponibilizem-na.

6 - Não gosto que me afastem dos meus objetivos. Nisto, a culpa é apenas minha. Devia controlar-me e lidar com este desafio da mesma forma que lido com outros. Mas é difícil. Por mais que tenha o objetivo de não me enervar e de manter sempre a calma é complexo fazê-lo quando se trata de tele marketing. Tenho que encarar isto de forma positiva e usá-lo para treinar o meu auto controlo. Boa sorte para mim!

7 - Tento mesmo ser gentil com as pessoas. É algo que creio que deve fazer parte do civismo de todas as pessoas. O minimo que podemos e devemos fazer com os nossos semelhantes é tratá-los com gentileza. Acredito muito nisto. E sinto que não consigo ser gentil com os operadores de tele marketing. Às vezes consigo, em dias mais inspirados mas na maior parte das vezes sinto que sou distante e um pouco antipática. Não gosto de me sentir assim.

8 - É um método muito antiquado e pouco eficaz. Acho e espero eu. Hoje em dia, com tantas formas eficientes de marketing que existem, espanta-me muito que ainda usem tele marketing. Não consigo deixar de pensar que só conseguem convencer pessoas mais vulneráveis que, normalmente, até são as que menos deviam gastar dinheiro. Isto dá-me sempre a sensação de "burla" e de "coação".




 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post