Elas são completamente diferentes
As minhas filhas são praticamente o oposto uma da outra. Física e psicologicamente.
E nós achamos muita graça a isso.
A Lara é toda sensibilidade, abraços e beijinhos, muitos risos e muita brincadeira. É preciso ter muito cuidado com a forma como lidamos com ela porque fica aborrecida com a mais pequena coisa (isso para mim, que tenho a sensibilidade de um hipopótamo, é um grande desafio).
Por outro lado acorda e adormece com beijinhos e abraços, pede-nos para lhe fazermos massagens nos pés e festinhas nos braços e gosta de ficar enrolada no nosso colo enquanto vê desenhos animados.
Já brinca muito mais tempo sozinha mas ainda nos pede muito para brincarmos com ela ou simplesmente para lhe fazermos companhia.
É teimosa mas, com muito carinho e argumentos razoáveis, deixa-se convencer.
Adora tudo o que é movimento físico, correr, pular, brincar no exterior.
Não gosta muito de bonecas mas gosta da Cinderela e de histórias de princesas. também gosta de histórias de monstros e coisas "malucas" (como ela diz).
Já comeu muito melhor mas continua sem ser grande apreciadora de doces. A sua nova comida preferida é canja de galinha.
Adormece na sua caminha mas às vezes levanta-se a meio da noite e vem dormir connosco.
A Maria é uma rapariga prática e bastante séria. Às vezes, quando fazemos palhaçadas, brinda-nos com um sorriso irónico como quem nos está a achar meio tolos.
Não é especialmente carinhosa mas gosta de estar de mão dada com o pai, a mãe ou a irmã nas mais diversas ocasiões.
Não é de grandes aventuras físicas nem se põe a correr por qualquer motivo. É muito cautelosa a experimentar coisas novas (físicas) e fica muito atenta quando lhe ensinamos coisas como palavras, números, histórias ou outra coisa qualquer.
É capaz de ficar a brincar sozinha imenso tempo, principalmente se a brincadeira for novidade.
É muito gulosa. Não lhe damos doces ainda mas mostra muito interesse se nos vê a comer. Adora bolachas e bolos (sem açúcar).
Gosta de sapos, de pintar e de brincar com bonecas.
É muito teimosa e quando quer uma coisa farta-se de gritar e rabujar e é difícil "dar-lhe a volta".
Adora a irmã e quando não a vê pergunta por ela de 5 em 5 minutos. No entanto aborrece-se se a Lara lhe der demasiados abraços e beijinhos.
Adormece sozinha na sua caminha (berço) e detesta dormir na nossa cama. Se a deitamos na nossa cama e ela tem sono (como acontece quando está doente) chora para ir para a sua cama.
São muito diferentes estas minhas filhas mas dão-se bem e gostam muito uma da outra. E nós adoramos que elas sejam assim.