Dois livros que perturbam as minhas filhas!
São dois livros que trouxe da biblioteca na última vez que lá fui: um incomoda a Lara e outro, a Maria.
Na verdade não são os livros em si, mas uma página especifica de cada livro.
Primeiro o da Lara:
"O bebé"
Ainda não tinha trazido nenhum livro que explicasse de alguma forma como crescem os bebés e "de onde vêm" e achei que os 4 anos da Lara já são uma boa idade para isso. Ainda por cima com a chegada do irmãozinho, a Lara tem andado mais curiosa e tem feito muitas perguntas sobre bebés.
Não gosto especialmente das ilustrações (até as acho um bocadinho assustadoras) mas o livro até é engraçado e explica as coisas de uma forma simples.
Elas gostam imenso do livro e a Lara pede-me para o ler muitas vezes. Mas, a determinada altura, existe uma parte do livro que descreve as coisas de que os bebés gostam muito e as coisas de que os bebés não gostam nada.
E uma situação muito desagradável para os bebés é quando os irmãos mais velhos lhes fazem maldades. Ora esta cena é ilustrada com uma menina de tranças louras - com um ar especialmente malvado - a roubar o peluche do bebé enquanto ele chora desalmadamente.
A Lara ficou perturbadíssima com esta imagem e, antes que eu pudesse comentar alguma coisa, disse logo que não ia fazer isso ao bebé e nunca mais ia fazer isso à Maria. Esta imagem mexeu mesmo muito com ela. Creio que não é a coisa em si que a aborrece mas a cara maléfica da menina mais velha. Acho que, como irmã mais velha, não gostou nada de se ver retratada desta forma.
É evidente que se esqueceu da sua promessa 10 minutos depois e voltou a "chatear a Maria" na primeira oportunidade.
E, sempre que voltamos ao livro, ela fica com uma expressão consternadíssima, sempre que essa imagem surge. E lá volta à promessa e a esquecer-se dela logo a seguir. :P
No caso da Maria, temos um livro da coleção "O coelhinho": "O Coelhinho no Parque."
É um livro muito giro, com janelinhas, que ela adora. Retrata situações muito simples, que ela reconhece e consegue reproduzir em palavras muito facilmente.
A determinada altura o coelhinho cai do triciclo e começa a chorar. E lá fica a Maria consternadíssima a dizer: "Ohhhhhhh o coelhinho caiu e está a chorar!" e quase que começa ela a chorar também.
Está visto que tenho uma filhas muito sensíveis à literatura. :D