Diário de quarentena #5
A nossa rotina
Mais de duas semanas depois de estarmos em casa com os miúdos ainda nos estamos a adaptar.
Tentámos estabelecer uma rotina várias vezes mas, com 3 crianças pequenas, não conseguimos seguir nada muito rígido. Temos sempre o Eduardo a precisar de mais atenção e, mesmo as miúdas, ainda pedem muita atenção individual.
Assim, seguimos uma rotina flexível, com tarefas pensadas para cada dia que se vão fazendo conforme a dinâmica do dia e as disposições de cada um.
É mais ou menos isto:
Logo que acordam, as miúdas vestem-se, lavam a cara, penteiam-se, arrumam os pijamas e fazem a cama. São tarefas obrigatórias e que são feitas por elas (dou uma ajuda à Maria para fazer a sua cama).
Depois do pequeno-almoço vêem televisão. Geralmente desenhos animais mais curtos. Guardamos os filmes para o fim de semana.
De manhã, tenho sempre definidas atividades escolares e atividades lúdicas (como pintar, fazer bolachas ou fazer jogos). Vamos fazendo as coisas conforme a oportunidade. Nunca os interrompo quando estão a brincar juntos. Assim que as coisas deixam de correr bem ou se se mostram disponíveis para outra atividade, dou-lhes as tarefas escolares. As miúdas gostam de as fazer.
A Lara pede sempre para fazer mais mas limito os exercícios, senão fazia o livro todo numa semana. Intercalo as atividades do livro da escola, com outras que crio eu, com a escola virtual que fazemos no iPad e com outros livros de atividades que tenho em casa. Também fazemos muitos jogos de palavras em jeito de brincadeira.
A Maria gosta de fazer trabalhos mas aborrece-se com o desenho dos números e das letras. Não insisto. Com 3 anos não me parece grave. Ela gosta de matemática e faz muito bem os exercícios no iPad e os jogos simples de cálculo que faço com os brinquedos dela. Mas escrever no papel não é muito com ela.
Depois de almoço o Eduardo dorme a sesta e elas vêem desenhos animados ou jogam no iPad durante mais tempo. Não gosto que passem tanto tempo a ver televisão mas, se assim não for, acabam por acordar o Eduardo.
Aproveito para fazer alguma coisa nessa altura também. Seja escrever, arrumar a casa ou planear os dias.
Quando o Eduardo acorda lanchamos todos e fazemos atividades como cozinhar, pintar ou brincar juntos. Se estiverem todos entretidos aproveito para arrumar a cozinha, fazer o jantar ou tratar da roupa.
Ao final da tarde o Milton acaba o trabalho e brincamos todos juntos até ao jantar. Às vezes aproveito para fazer Yoga.
Depois de jantar é a rotina normal de higiene, história e cama.
Os nossos dias são basicamente isto.
No fim de semana não temos trabalhos da escola e o ritmo é mais lento. Aproveitamos para fazer coisas mais demoradas: ver filmes, fazer colagens e pinturas mais arrojadas, fazemos piqueniques na sala, fazemos pratos mais elaborados na cozinha e aventuramo-nos até à varanda comum para apanhar sol.
E é isto. os meus objetivos têm sido alimentar a família decentemente e tornar os dias agradáveis e interessantes e, com muita sorte, ensinar aos miúdos algo de jeito. :P Nada de muito pretensioso.