Desabafo: hoje, fiquei um bocado zangada com os TPC
Bom... não são bem TPC mas também não deixam de ser, uma vez que são feitos em casa e a pedido da escola.
O que se passa é que aqui nos Açores comemora-se o "dia dos amigos" e o "dia das amigas" que é um dia em que se celebra a amizade (entre pessoas do mesmo sexo) através de jantares e convívios.
As escolas aderem à festividade e a das minhas filhas pediu que levássemos um chapéu criativo no dia dos amigos e um avental criativo no dia das amigas.
Isto seria tudo muito interessante se cá em casa não tivéssemos o tempo todo contado e espremido entre cuidar dos miúdos e fazer todos os afazeres domésticos. Para não falar da minha falta de jeito para tudo o que diz respeito a trabalhos manuais. O Milton, por sua vez, tem o mesmo jeito que eu para estas coisas ou seja, nenhum.
De modo que, durante todo o tempo em que estive a fazer os chapéus e os aventais (mais os aventais do que os chapéus), fui barafustando com estas coisas que roubam tempo aos pais e aos filhos.
Até percebo que peçam aos pais para fazerem estas coisas para as fazerem com os miúdos e tal mas convenhamos: se não existir vontade dos pais para fazerem este tipo de coisas com as crianças ou oportunidade de passarem muito tempo com eles, acham que é mesmo estes TPC que vão mudar alguma coisa? Não me parece.
Por outro lado, para quem efetivamente não tem muito tempo livre e até costuma passar tempo de qualidade com os filhos a fazer outras coisas no tempo que vai arranjando (ir à biblioteca, ir a museus, passear no jardim, fazer desporto, etc) estes trabalhos só roubam ainda mais tempo de qualidade entre pais e filhos.
Por aqui até tentámos fazer os aventais com as miúdas mas acabou por não ser proveitoso. A Maria pinta-se a ela e à casa toda em 3 segundos e a Lara, apesar de pintar muito bem, tem que o fazer às escondidas da Maria e o processo leva tanto tempo que eu acabo por decidir fazer tudo sozinha para agilizar as coisas. Por isso acho que estas atividades deveriam ser feitas na escola, à semelhança de muitas outras que vão fazendo durante o ano.
Cá em casa já fazemos várias coisas giras com os miúdos sempre que podemos e fazemos questão de passar tempo de qualidade com eles todos os dias. Mas, minha gente, tenho 3 filhos pequenos e uma casa para administrar, muitas máquinas de roupa para lavar, estender e arrumar (porque nem passo a ferro), comida para fazer, um bebé para amamentar, loiça para lavar e todas as outras coisas que é necessário fazer numa casa, a bem da sanidade mental de toda uma família, por isso dispenso bem fazer chapéus e pintar aventais ao fim de semana ou à noite.
Pronto. Era isto.
Ainda assim, deixo aqui o resultado dos aventais (as miúdas é que escolheram os temas dos desenhos). :P