Da biblioteca #9 Dicionários de Imagens
Na última vez que fui à biblioteca trouxe para a Maria dois dicionários com imagens que já conhecia e tinha trazido para a Lara quando ela era mais pequena.
A vantagem de já ter trazido para casa grande parte dos livros da biblioteca é que já sei quais são mais interessantes e giros para os miúdos.
Estes dicionários de imagens sempre foram dos meus preferidos para as miúdas aprenderem palavras novas.
Aos 22 meses, a Maria já diz quase tudo e conhece a maior parte das palavras do dicionário mas, ainda assim, há sempre palavras que ainda não conhece e ainda se entretém imenso com estes livros. E as imagens, feitas de plasticina, são uma delícia.
Então, ao final da tarde, quando vem da creche, gosto de ficar um bocadinho com a Maria (e às vezes com a ajuda da Lara também) a apontar para as imagens com um pauzinho de comer sushi a fazer de apontador, a mostrar-lhe imagens e a ensinar-lhe palavras novas.
A verdade é que me divirto tanto ou mais que elas nesta atividade!
Outra vantagem enorme destes livros é o facto das páginas não serem de papel mas de um material mais plástico o que faz com que não se rasguem e se possam limpar facilmente se se sujarem por algum motivo.
Os livros fazem parte de uma coleção de vários livros que se chama: "Imagens animadas" e existem pelo menos 3: "As palavras por imagens", "As palavras do mar" e "As palavras dos Animais".
Nós usamos os da biblioteca mas estes são daqueles livros que vale mesmo a pena comprar, pela durabilidade deles, pelo aspeto lúdico e pelo aspeto pedagógico. De todos os dicionários de imagens que conheço (e já são bastantes) estes são, sem dúvida, os melhores e mais bonitos.
Editora: Fleurus