Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Seg | 31.07.17

Como é a Maria com um aninho

Maria 7.JPG

 



A Maria, aos 12 meses, é a menina mais fofa e refilona que se pode imaginar.

Andar não é com ela. Gatinhar também não. A não ser na aranha. Na aranha, faz maratonas inteiras (sempre connosco a vigiar).

Fala bastante: mamã, papá, papa, cocó, caca, bebé, cão, pato, olá, adeus, pé, não, já tá, dá, toma, banana, macaco... Basicamente, ela imita tudo o que tiver uma pronúncia simples e fá-lo praticamente na perfeição.

Achamos que canta, porque entoa ritmos com a voz e fá-los também a bater com as mãos em objetos. Diz: “ta ta tatata” e bate com as mãozinhas ao mesmo ritmo.

Não é muito sociável nem ri muito.  A não ser com a Lara que é a pessoa que mais gargalhadas lhe arranca. A seguir sou eu, quando lhe faço cócegas na barriga e nas perninhas.

Quando fazemos palhaçadas para ela se rir, no máximo brinda-nos com um meio sorriso condescendente, que lhe dá um ar de menina crescida muito cómico. Sai toda ao seu pai.

Em geral ela come muito bem, mas sólidos ainda não é com ela. Só mesmo pão e bolachas.
Já tentámos dar-lhe arroz, carne e batata esmagada mas ela acaba por vomitar tudo o que comeu antes por isso deixámos de insistir.

A dormir é fantástica. É deitar no berço e pronto. Dorme uma sesta de manhã e uma ou duas à tarde e a noite toda. Acorda é antes das 7 horas da manhã. Todos os dias. Mas acorda bem disposta e a tagarelar.

Também dorme muito bem na praia, numa pequena tenda que levamos para ela e para a Lara.

Para além de bater palmas e dizer adeus, manda beijinhos com a mão.


Brincadeiras preferidas:

Tirar e voltar a colocar objetos dentro de caixas;

Abrir e fechar gavetas e armários;

Perseguir a Lara na aranha;

Gosta de brinquedos eletrónicos com luzes e sons;

Gosta imenso de alimentos com velcro (daqueles que se cortam com uma faca de plástico);

 

Supostamente tem o mesmo percentil da Lara com a idade dela mas veste roupa que a Lara vestia com 2 anos e meio.

Não é tão dramática e expressiva como a Lara mas é muito refilona. Se a Lara lhe tira um brinquedo ela bate-lhe logo com a mão. Eu própria já levei umas bolachas numa ocasião ou outra em que estava mais desprevenida.

Quando tem cocó grita até chamar a nossa atenção para lhe mudarmos a fralda. Não me lembro da Lara ser assim.

Quando não fazemos o que quer, grita altíssimo. Nem é chorar ou fazer birra, é mesmo gritar.

Quando os pais saem de perto ou está numa situação desconfortável (quando vê alguém que não conhece ou é colocada num sítio para onde não quer ir), deita-se para a frente, com a testa no chão e começa a chorar de uma forma muito cómica. É um chorinho agudo muito característico que, por ser tão cómico, até dá para rir.

Gosta muito de tomar banhinho e ainda mais se for com a irmã, com quem adora ficar na brincadeira na água. Já praia não é com ela. Nem água nem areia.  Sempre que a tentámos colocar na areaia, começou a chorar. Detesta sentir areia nos pés. Fica muito bem na toalha a ver a paisagem e a irmã a saltitar na areia e a enrolar-se nela até parecer um croquete. Fica ali quietinha a rir e sem se aproximar um milímetro da areia.

Está numa fase muito pegada à mãe (e eu toda babada). Vai ao colo de todas as pessoas que conhece mas vê-se bem que tem uma clara preferência pelo colinho da mãe.

3 comentários

Comentar post