Sugestões incríveis sobre brincadeiras com os vossos bebés... Aprendam comigo o que Não fazer
#repost de um texto antigo
Hoje vou falar de duas brincadeiras que devem evitar fazer com as vossas crianças.
Como sou amiga, experimentei por vocês e já vos posso dizer que são ideias que no início parecem muito tentadoras e engraçadas mas, depois, acabam por se revelar uma grande parvoíce. Assim, escusam de se meter nisso.
Acrescento que são brincadeiras iniciadas pelo pai (já se sabe) que a mãe achou por bem em continuar. Até perceber que não.
Primeira brincadeira a não fazer (jamais)
Brincar às dentadas (parece óbvio que não se deve fazer não é? Pois.)
Colocar o nosso dedo na boca da criança e, depois dela fechar a boca, grunhir e gritar de uma forma muito cómica e contagiosa. A criança ri e ri e ri e é tudo muito engraçado e nós gostamos muito.
Entretanto, num desses inspirados momentos, a minha filha não se limitou a fechar os dentes levemente sobre o meu dedo e decidiu fechar a dentadura (que já é bem extensa) com toda a sua força. Por momentos pensei que me ia arrancar o dedo com uma única dentada. Já nem me lembro como é que a convenci a abrir a boca novamente, mas a dor agudíssima que senti na altura, e aqueles dentitos marcados no meu dedo mindinho, levaram-me a desistir rapidamente desta interessante atividade.
Entretanto a Lara também punha os deditos na minha boca para eu morder. Comecei a imaginar logo a cena: A Lara na creche a perseguir as outras criancinhas de boca aberta. Não. Definitivamente não é para repetir.
Segunda brincadeira a não realizar (antes de dormir)
Brincar aos Monstros
A criança está sentada no "andarilho" (uma espécie de motinha com rodas e sem pedais) enquanto o pai ou a mãe, perseguem-nos, de gatas, emitindo ruídos assustadores.
A Lara grita, esperneia toda elétrica e feliz, e foge. Durante a fuga manda-se do andarilho para o chão, salta para o colo do outro progenitor, volta para o andarilho e começa tudo de novo. Isto dezenas de vezes seguidas.
Ontem foi meia hora disto. Antes de dormir.
Claro que não queria dormir. E ela dorme sempre muito calmamente, sozinha e sem reclamar.
Chorou e reclamou antes de se resignar a dormir calmamente.
Às 5 horas da manhã estava acordadíssima e não voltou a dormir.Não posso jurar que tenha sido por causa da brincadeira "com mais acção" antes de dormir mas, ajudar não deve ter ajudado.
Pelo sim pelo não, a partir de agora, só brincadeiras calminhas antes de dormir.Parece tão óbvio não é?