Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sex | 08.07.22

ASMR na Biblioteca

books-2562331_1280.jpg

Já repeti este gesto centenas de vezes. Talvez milhares. E, a cada dia que percorro os corredores de uma biblioteca, sinto a felicidade imensa de quem está em casa.

Quando subo as escadas para o andar de cima da Biblioteca de Ponta Delgada, é como se me estivesse a preparar para sentar no sofá de casa num dia de chuva, em frente à lareira, onde me espera um copo de vinho e um bom livro. 

Quando estava nas fases finais da gravidez da Maria e do Eduardo, passava os dias na biblioteca. Sentava-me numa das mesas do andar de cima, rodeada de livros. E assim passava o tempo, a fazer uma das coisas que mais gosto.

Mas não é disso que quero falar hoje. Hoje quero falar do ASMR que sinto na biblioteca, quando o bibliotecário (ou a bibliotecária) estão a fazer pesquisas ou a registar livros no computador. 

Para quem não sabe, ASMR, de acordo com a Wikipédia é: "... uma sensação agradável de parestesia ou formigamento, geralmente sentida na região do couro cabeludo, na parte de trás da cabeça ou do pescoço em resposta a algum estímulo sensorial."

Eu sinto ASMR desde pequena em várias situações: quando uma pessoa folheia uma revista muito devagar, quando alguém fala de uma forma muito suave e compassada, quando alguém mexe o chá devagarinho, quando vejo uma pessoa a ser penteada e em muito mais situações.

Hoje, enquanto o senhor da biblioteca procurava  no computador um livro que pedi, ia lendo baixinho as mensagens do computador, como quem tenta perceber o que é que tem que fazer. Ia teclando, mexendo no livro, teclando mais, lendo as indicações do programa baixinho, depois foi buscar uma lupa para ler uma letras pequeninas numa página do livro... Bem... eu devia estar com um olhar vidrado, a olhar para o que o senhor estava a fazer e a tentar ouvir todos os sons (isto está muito relacionado com sons, mais do que com imagem).

Enfim... foi mesmo agradável. É como receber massagens no cérebro. Às tantas comecei a recear estar com uma cara muito estranha, de quem está prestes a adormecer a qualquer momento.

A propósito, para quem tem dificuldade em adormecer, aconselho muito verem vídeos de ASMR no Youtube. Comigo funciona muito bem e é mais prático que tomar chá para dormir.

Em jeito de "ilustração" deste texto, deixo-vos um vídeo de ASMR no ambiente de biblioteca

Algum fã de ASMR por aí?

 

1 comentário

Comentar post