As nossas manhãs
Acordamos todos os dias pelas 7h00 da manhã.
A Maria é a primeira a acordar e o nosso despertador. A Lara tem sido a última a acordar mas nem sempre é assim, às vezes vem ter ao quarto para pedir para fazer chichi e acorda-nos.
A Lara acorda quase sempre bem disposta e exige todos os dias um grande abraço e beijinhos. É o nosso ritual do acordar. Depois visto-a e levo-a para tomar o pequeno almoço (papas de aveia ou papas de arroz em dias alternados).
Entretanto é o Milton que tira a Maria do berço e lhe muda a fralda. Este processo é quase invariavelmente feito com os gritos da Maria como banda sonora. Acorda todos os dias de mau humor e grita até estar sentada na cadeirinha com a papa à frente. Já lhe demos uma bolacha assim que acorda, para comer logo, mas nem isso tem resultado. Acho que já nos habituámos a esta rotina "barulhenta". Depois de mudar a fralda, vestimos-la.
Na cozinha, a Maria come sozinha num instante. Geralmente quer repetir a papa (como é caseira deixamos) ou comer pão e queijo.
A Lara é vagarosa a comer e é preciso insistir muito com ela para que se despache. Às vezes damos-lhe nós o resto da papa.
Enquanto trato dos lanches das miúdas na cozinha, o Milton despacha-se para ir trabalhar. Neste momento estou mais tempo em casa e não preciso de me arranjar logo.
O Milton toma o pequeno almoço (eu tomo mais tarde) e as meninas podem ou não ver uns minutos de desenhos animados até irem para a creche, pelas 08h30.
Demoramos cerca de 1h30 desde que acordamos até o Milton e as miúdas saírem de casa.
Não sinto que as manhãs sejam especialmente cansativas ou trabalhosas. Já criámos uma rotina que funciona bem e não há grandes stresses nem correrias de manhã.
Temos a questão da Maria que reclama bastante de manhã e ainda não encontrámos solução para isso mas tudo o resto funciona muito bem.
Lá de vez em quando existem umas divergências matinais entre as miúdas, normalmente causadas por disputas de brinquedos que ambas querem levar para a escola (cada uma pode levar um brinquedo). A Lara diz que não à Maria e a Maria tenta bater-lhe e puxar-lhe o cabelo. Sinceramente não acho nada de especial e só às vezes é que é necessário intervir.
Se calhar sou demasiado otimista mas considero as nossas manhãs relativamente fáceis e harmoniosas. :D
E as vossas manhãs, como são?