Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sex | 02.02.18

A roupinha de que o bebé precisa mesmo nos primeiros 6 meses

roupas para bebes.jpg

 


Adoro organizar roupa, roupeiros e objetos em geral. É algo que me dá mesmo muito prazer fazer e numa casa pequena habitada por várias pessoas este prazer torna-se excecionalmente útil.

De modo que toda a nossa roupa está muito bem contada, pensada e organizada para nunca faltar e cumprir o seu propósito da melhor forma.

Sou daquelas pessoas que não gosta de ter nada em excesso (bom... saúde, dinheiro e amigos serão a exceção). Gosto de saber onde está cada coisa quando preciso dela e não vejo sentido em ocupar espaço com coisas que não uso. Com as roupas das crianças isto é ainda mais importante.

Normalmente organizo a roupa das miúdas para toda a semana e deixo mais alguns conjuntos disponíveis para o caso de ser necessário. O roupeiro é dividido pelas duas e tem apenas a roupa da estação atual. Assim, é muito rápido e prático preparar a roupa para elas.

Mas hoje vamos falar da organização de roupa de bebé.

Algumas dicas importantes:

- Ter a roupa lavada e arrumada pelo menos um mês antes da data prevista para o parto.

- Ter roupa até aos 6 meses (depois troca-se por roupa até 12 meses e depois de 12-18 ou de acordo com a estação do ano).

- Se existir a possibilidade de ter roupa emprestada ou roupa de irmãos mais velhos em bom estado sou apologista de utilizar. Claro que gostamos sempre de ter algumas roupinhas novas mas a maior parte da roupa não tem que ser nova (desde que esteja em boas condições). Aindapor cima os bebés usam muito pouco a roupa nos primeiros meses porque crescem muito rápido e a roupa fica praticamente nova.


Então e o que é que é preciso mesmo ter:

- Bodies interiores- uns 10 a 12
É importante que sejam 100% algodão e de boa qualidade.
Muitas pessoas preferem os que abrem com molas (para não terem que vestir pela cabeça quando os bebés são muito pequenos) mas eu até prefiro os sem molas, acho-os mais práticos e rápidos de vestir. Faz-me mais confusão ter uma data de molas para apertar do que vestir o body pela cabeça mas cada pessoa terá a sua preferência.

- Babygrows e/ ou conjuntinhos de duas peças - 10 a 12
Pode ser apenas babygrow ou conjuntos de duas peças. Pessoalmente gosto mais de babygrows mas os conjuntos de duas peças podem ser mais práticos na hora de mudar a fralda.
Quanto aos babygrows tanto me faz que abram atrás ou à frente, nunca me fez grande diferença mas muitas pessoas acham mais prático que abram à frente.

- No inverno é importante ter calcinhas de algodão interiores- umas 10 a 12
100 % algodão. Não recomendo collants para bebés pequenos porque têm a pele muito sensivel e as calcinhas de algodão são muito mais suaves. Exceção feita para os conjuntinhos de vestido. :)


- 2 gorrinhos 
Mesmo que não seja Inverno é bom ter dois gorrinhos de algodão porque os bebés perdem muito calor pela cabeça (é o que dizem).


- Chapéu para proteger do sol - 1 ou 2
Em princípio os bebés não vão andar ao sol mas pode ser preciso em qualquer ocasião por isso é melhor ter. Eu usei bastante com as miúdas.


- Meias - 10 a 12

- Conjuntinhos mais aprumadinhos - 2 chegam perfeitamente
As minhas filhas andaram sempre de babygrow ou conjuntinhos de algodão durante os primeiros meses (de qualquer forma estavam quase sempre em casa). É o mais prático para eles e para nós.
Claro que queremos ter sempre uma roupinha gira para dar uns passeios (eu levava-os de babygrow na mesma mas eu sou um bocadinho peculiar com essas coisas) mas até aos 6 meses não vale muito a pena comprar mais de duas (e uma é extra, só para o caso do bebé se sujar e ter que trocar de roupa).

- Casaquinhos de malha - 2 (mais um casaco  ou macacão completo mais quente se for inverno)

- Sapatos -
Não é preciso sapatos até 6 meses. A não ser que os miúdos sejam extremamente avançados na idade e começem a dar os primeiros passos nessa altura.

- Babetes - 10 a 12 
As minhas filhas só usaram babete depois dos 6 meses, quando começaram a comer sopa e papas mas há quem goste de usar logo babete porque os bebés podem bolsar muito.
Eu começaria por comprar uns 5 de algodão e mais uns 5 com alguma proteção de plástico atrás (o mais suave possível). Depois, se se revelasse necessário compraria mais.

- Fraldas de pano - 10 a 12
São muito úteis, para tudo e mais alguma coisa. Servem para tapar o bebé, para tapar o carrinho, para aconchegar o bebé, para o limpar, para colocar em cima de qualquer superfície onde se vá deitar o bebé e mais uma série de utilidades que surgirão na altura. Sempre suaves e 100% algodão.
Nada de fraldas enfeitadas com botões e coisinhas pequenas que o bebé possa arrancar e colocar na boca. Quanto mais simples melhor.

- Mantinhas quentes e suaves - 3
Bom, no verão não precisam de ser muito quentes, evidentemente. :)

Para bebés até 6 meses creio que estas são as peças essenciais no que à roupa diz respeito. Digam-me por favor se concordam , se não concordam, se têm outras sugestões ou se acham que há aqui algo em falta que tenham usado.

Deixo-vos abaixo alguns exemplos de peças de que gosto muito e que usei com a Lara e a Maria nos primeiros meses.

A maior delas está em promoção e a relação qualidade preço é bastante boa. Para verem detalhes e preços, é só clicarem nas imagens.


7 comentários

Comentar post