A Diferença entre a Ética e a Moral no Dia-a-Dia
Confesso, desde já, que se o mundo se dividisse entre os éticos e os moralistas, eu correria para o grupo da Ética, virando as costas, com alegria, à Moral.
Com isto, não quero dizer que sou uma pessoa extremamente ética e imoral. Claramente, não é assim. Na verdade, o comportamento ético é uma procura constante na minha vida, algo que quero ser, algo que quero, a cada dia, mostrar aos meus filhos, mas que, infelizmente, nem sempre é um caminho fácil e solarengo para percorrer.
Creio que será mais fácil fazer, desde já, uma distinção entre Ética e Moral, tal como eu entendo estes dois conceitos:
A Moral refere-se ao conjunto de regras, princípios e valores que uma determinada sociedade ou cultura considera aceitáveis ou inaceitáveis. Esses padrões de comportamento são transmitidos de geração em geração e influenciam fortemente as ações individuais. Por exemplo, a moralidade pode determinar que a honestidade é um valor essencial, punindo comportamentos como a mentira ou o roubo. Ou pode determinar que o casamento é um ato para a vida toda e que nunca nos devemos divorciar.
A Ética, por outro lado, é a disciplina filosófica que estuda os conceitos de bem e mal, certo e errado, e os princípios que orientam a conduta humana. A ética vai além dos costumes sociais e procura fundamentos racionais para as nossas ações. É uma reflexão crítica sobre a moralidade, permitindo-nos questionar e ajustar os nossos valores e comportamentos à luz de princípios mais universais e racionais.
Ora, a moral, por mais que seja o conjunto de regras aceitável pela sociedade onde estou inserida, nem sempre corresponde ao que entendo ser a prática do bem para a maior parte das pessoas. Já a ética, no meu ponto de vista, está relacionada com um conceito de bem e de justiça universal. A ética diz respeito a valores que, para mim, são inquestionáveis, ao contrário da moral que, de tempos a tempos, vai mudando.
Ética é tratar todas as pessoas com respeito e educação, sejam os nossos chefes ou as pessoas que nos prestam um serviço. Ética é a forma como trato alguém que, em princípio, nunca me pode dar nada. É aquilo que faço quando ninguém está a ver. É pensar se aquilo que faço ao outro é aquilo que gostaria que o outro me fizesse.
Será que estamos a viver de acordo com os princípios éticos que queremos ensinar às próximas gerações?