Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sab | 03.04.21

Os 7 anos da Lara e uma reunião de amigas

Purpurina
Quando a Lara fez 6 anos, fizémos uma festa na escola, com pula-pulas e todos os colegas da turma. Na altura, já com o Covid-19 presente nas vidas de todos, pensei muito se devia fazer a festa ou não. Decidi fazer. Estariam presentes apenas as pessoas que estavam com ela todos os dias, mais as senhoras da empresa dos pula-pulas e nós, os pais. Claro que me assegurei que tomávamos todos os cuidados possíveis para prevenir qualquer contágio. Na altura, não estavam em vigor regras (...)
Qua | 31.03.21

Eduardo #19

Purpurina
A situação é a seguinte: Estou sentada no sofá com o Eduardo, a chamar-lhe a atenção por ter estado a pular no sofá. E o que é que ele faz, esta formiga com 2 anos e meio? Encosta a cabeça para trás, fecha os olhos e começa a ressonar, fingindo que está a dormir.
Sab | 27.03.21

Eduardo #18

Técnica para adormecer um menino de 2 anos, nada interessado na sesta

Purpurina
Eduardo, 2 anos e 7 meses. O Eduardo nunca quer dormir a sesta. Temos que o adormecer ao colo.  Se o Milton o consegue adormecer sentado, eu só consigo com ele  ao colo, em pé, a andar de um lado para o outro. É como fazer pesos no ginásio durante uns 15 minutos, com sorte. Estava eu com o Eduardo ao colo, ele a espernear por todo o lado, a dizer que não queria dormir e a dificultar-me muito a tarefa. Começo rapidamente a pensar numa técnica para domar aquele ursinho, que (...)
Qua | 24.03.21

Confinamento round #3

Purpurina
As escolas fecharam outra vez. É a terceira vez desde o inicio da pandemia. Agora, em princípio, será por 3 semanas. Estou a encarar isto com um otimismo desconcertante. Explico porquê:  1- No primeiro confinamento era tudo muito novo e assustador. Não fazíamos ideia nenhuma de como iria ser e temíamos que fosse um caos. Foi um caos. Mas nós aguentámos heroicamente. Da minha parte não foi muito heroicamente porque coloquei assistência à família e estive mais dedicada (...)
Seg | 22.03.21

Eduardo #17 ou "Apetite Madrugador"

Purpurina
O meu filho Eduardo tem 2 anos e meio e é um grande comilão. Para nossa alegria, claro. Se ele pudesse passava o dia a comer: pão, bolachas, bananas e papas de aveia.  Acorda todos os dias entre as 6 e as 6h30 da manhã e a primeira coisa que diz é: "Quero comer papa de aveia." É isto todos os dias, sem exceção. Sempre a mesma frase e o mesmo pedido para o pequeno-almoço. Numa destas noites, acordou às 5h00 da manhã a pedir para comer papas de aveia. O pai, que o foi (...)
Qui | 18.03.21

Lara #43

A amorosa

Purpurina
No dia da mulher, a Lara chegou a casa com um cartão para mim, feito por ela. Ela estava à espera de fazer algo nas aulas, acho que pensava que era o dia da mãe e, como não fez, aproveitou o tempo na escola depois das aulas, para me fazer um cartão cheio de corações. E não foi um cartão qualquer. Foi um cartão em 3D, com uma borboleta que saltava  das núvens, quando o abria.  Fiquei tão feliz com o cartão da Lara que a enchi de beijos e abraços. Como é que uma (...)
Ter | 16.03.21

As surpresas da Lara

Purpurina
  Numa manhã de sábado, fui dar umas voltas à baixa da cidade com a Lara. Fui buscar lentes de contacto, fazer umas compras rápidas e comprar um livro para ela. Na livraria, deram-me um bloco com listas de compras muito giro. A caminho de casa parámos numa esplanada para beber café e um sumo, e para explorarmos as nossas mais recentes aquisições. Aproveito sempre estes momentos em que estou sozinha com um dos meus filhos para conversar sobre os seus pensamentos e também para (...)
Sex | 12.03.21

Meditação guiada e uma questão para desenvolver em psicoterapia

Purpurina
Sabem quando fazemos uma meditação guiada e, a determinada altura, somos conduzidos para um lugar seguro, agradável e tranquilo? Normalmente é um local luminoso, com água por perto, árvores, ervinhas, animais queridos e pessoas amistosas. Às vezes até existem umas pedras envolvidas, umas joias e umas luzes. É aqui que eu tenho um problema com a meditação guiada. Bom... é aqui que tenho mais um problema com a meditação guiada. O primeiro começa logo no inicio. Não gosto (...)
Qua | 10.03.21

Um dia típico #1

A maratona matinal

Purpurina
É de manhã, os miúdos estão na escola e está um lindo dia de sol. Abro as janelas dos quartos para arejar a casa. Ahhhh que ideia genial! Na minha mente forma-se a bonita imagem de um estendal cheio de roupa a secar. Neste sentido, agarro no cesto de roupa que deixei a lavar de noite (para poupar eletricidade) e sinto um calor imenso.  Volto a casa para deixar o casaco e, mal ponho os pés fora do apartamento, sinto a porta a fechar-se atrás de mim com estrondo. Do outro lado (...)
Seg | 08.03.21

Os meus filhos fartam-se de bater uns nos outros

Purpurina
Os meus filhos fartam-se de brigar. E isso faz-me muita impressão, a mim, que sempre quis muito ter irmãos e nunca tive. Quando era apenas a Lara e a Maria, elas brigavam, mas as situações nunca descambavam em muita violência. Eu fui bastante assertiva na primeira vez que a Lara bateu na Maria, tinha a lara uns 3 anos, e, durante muito tempo, a Lara não se atreveu a repetir a proeza. Depois nasceu o Eduardo, com aquela força bruta e energia inesgotável, e tudo mudou. Às (...)