Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qui | 25.01.24

10 coisas que quero deixar de comprar

Purpurina
Tenho procurado seguir o caminho do minimalismo, numa busca constante por simplificar minha vida, desapegando-me do excesso e focando-me no essencial. No entanto, o caminho é repleto de desafios, e ainda há muitas compras impulsivas a serem controladas. Partilho convosco uma lista de 10 itens que pretendo eliminar das minhas compras, como parte do meu compromisso em abraçar um estilo de vida mais minimalista. Estes itens são excessos desnecessários que têm ocupado espaço, tanto (...)
Seg | 22.01.24

Lara, a criativa

Purpurina
Nada passa pelos olhos ou mãos da Lara sem ganhar uns olhos divertidos, uma língua, umas orelhas ou qualquer outra caraterística que o torne mais interessante, nem mesmo um saco de papel.
Qui | 18.01.24

Projetar os nossos desejos nos filhos

Purpurina
Por vezes, tentamos proporcionar às pessoas que mais amamos aquilo que gostaríamos de ter tido. Não é um raciocínio muito correto, pois nem sempre as pessoas precisam ou querem o mesmo que nós. Ainda assim, e apesar de ter esta ideia na consciência, dou aos meus filhos aquilo que a criança que fui mais desejava: livros, aulas de artes e desporto, experiências diferentes e irmãos. Não lhes compro muitos brinquedos ou coisas em geral e, muito menos, tudo o que me pedem. Na (...)
Qua | 17.01.24

Castigo ou consequência? Como educar uma criança de 9 anos.

A limpeza do carro

Purpurina
Se eu soubesse, dir-vos-ia. A verdade é que todos os dias me encontro num sistema de "tentativa e erro", intercalado com um esforço de autocontrolo muitas vezes frustrado. Assim, aquilo que partilho convosco são alguns episódios em que sinto que as coisas correm melhor. São aqueles em que acredito estar a acertar mais e a obter resultados mais positivos, especialmente na formação de valores nos meus filhos. Se estou ou não a acertar, só saberei depois. A situação foi a (...)
Ter | 16.01.24

Os novos livros preferidos da Lara

Purpurina
Depois de Calvin & Hobbes, o Diário de um Banana, e os intermináveis livros de banda desenhada da Disney que já leu, a Lara anda muito entusiasmada com uma nova coleção de BD: "A Incrível Adele". A coleção de banda desenhada "A Incrível Adele" conta as aventuras de uma menina de 10 anos com um comportamento e temperamento muito peculiares. Utilizando seu talento para a ciência e a invenção, Adele resolve problemas e ajuda os outros. Ela é curiosa, inteligente e (...)
Sex | 12.01.24

5 razões para ser minimalista

Purpurina
O minimalismo é, para mim, não apenas um estilo de vida, mas um caminho para a melhoria e uma necessidade essencial. Simplesmente, não tenho espaço mental para lidar com muitas coisas, gerir uma multiplicidade de itens ou cuidar de uma variedade excessiva de posses. Se não procurasse ser minimalista, a minha mente estaria ainda mais sobrecarregada do que já está, o que não é pouco. Com três filhos pequenos, o meu tempo é dedicado extensivamente a lidar com roupas, brinquedos, (...)
Qui | 11.01.24

Qual a diferença entre verduras, legumes e leguminosas

Purpurina
Curiosamente, um dos textos mais populares deste blogue é sobre verduras, legumes e leguminosas. Apesar de ser um artigo muito visitado (e talvez por isso), decidi que ele merecia uma melhor atenção. Por isso, optei por reescrevê-lo com mais detalhes e até aprimorar a informação. Assim sendo, cá estou eu para vos prestar os possíveis esclarecimentos sobre este tema tão curioso (sempre com a ressalva de que não sou nutricionista nem nada semelhante, e este artigo é meramente (...)
Qua | 10.01.24

Os maiores desafios de ter 3 filhos com idades próximas

Purpurina
Sair de casa a correr e perceber, já à porta do prédio, que um dos miúdos está descalço; constatar que viagens de avião e hotel para 5 não são exatamente o mesmo valor que a mesma viagem para 3 ou mesmo 4; lavar máquinas cheias de roupa praticamente todos os dias; fazer malabarismos nos dias em que cada um deles tem uma atividade extracurricular diferente; patrocinar o sustento de uma família numerosa e tentar ter algum tempo de qualidade com os filhos são apenas alguns dos (...)
Sex | 06.10.23

Troquei o café por chá verde

Purpurina
Primeiro, chegou uma gastroenterite que me obrigou a deixar de comer alguns alimentos, durante mais de uma semana. Depois, fui percebendo algumas mudanças que me agradaram bastante e que quis manter na minha vida. E já passaram quase dois meses. Desde a universidade que bebia café todos os dias, um ou dois por dia. Como tenho a tensão baixa, sempre achei que até me fazia bem. Mas, quando deixei de beber, senti mudanças muito grandes em aspetos essenciais para o meu bem-estar. A (...)