Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Seg | 25.07.22

7 factos (vantajosos) acerca de uma colonoscopia

people-2557541_1280.jpg

Sem ilusões: uma colonoscopia é aquele exame que nos deixa a suar do bigode. Causa a ansiedade normal que um exame causa sempre e a ansiedade adicional de sabermos que nos vão colocar a dormir e depois vão usar um tubo com uma luz para nos inspecionarem, por dentro, todo o intestino grosso. Não é o mesmo que ir a uma festa num sábado à noite pois não? E, para quem está mais familiarizado com o procedimento, como eu que já fiz dois exames destes, há sempre o conhecimento do sabor do líquido que temos de tomar para fazer a preparação para o exame. E isso, garanto-vos, é uma das coisas que mais me põe a suar do bigode.

Posto isto, o que é que uma colonoscopia tem de positivo? Muitas coisas, acreditem.

1- Em primeiro lugar é uma forma de prevenção ótima que nos pode ajudar, e muito, a manter a nossa saúdinha que é tão boa. É um exame chato? É. Mas ainda bem que existe e que o podemos fazer. Eu faço a cada 5 anos, por rotina. Claro que fico bastante nervosa nos dias anteriores, mas tomos uns valdispert (com indicação da enfermeira)

2- Se fizermos com um médico de confiança é muito melhor. Tenho a sorte de ter um médico que é um querido, muito simpático, humano e bom profissional. Tiro todas as minhas dúvidas com ele e sei que estou em boas mãos. Isso já retira metade do stress.

3- A possibilidade de fazer com sedação, que nos deixa a dormir, é excelente. Não se trata de uma anestesia geral, é uma sedação (portanto, mais leve) e a sensação é a de quando adormecemos a ver um filme. A sério! para mim é igual. Até aproveito para descansar.

4- Se tiverem um seguro de saúde podem fazer o exame num hospital ou centro médico particular, por um preço muito simpático. Informem-se sobre isso. Eu tenho o seguro Advance Care e estou bastante satisfeita. Fiz no Hospital Internacional dos Açores e o atendimento foi maravilhoso. Gostei muito.

5- Uma das partes mais chatas é mesmo o líquido que temos que beber desde a véspera do exame, ou no próprio dia de manhã. No meu caso, tinha exame às 15h30 e comecei a tomar o liquído às 6 da manhã, um litro por hora, durante 4 horas (4 litros, portanto). Aquilo é uma espécie de água com sal e algo doce, com uma consistência ligeiramente viscosa. Não é nada gostoso. É mesmo o que custa mais. O exame em si, não custa nada. Dicas para suportar melhor tomar aquilo: fazer o preparado em 4 recipientes diferentes e colocar no frigorifico. Ter sempre um copo com água e algumas gotas de sumo de limão para ir bebendo uns golinhos logo depois de tomar os copos da mistela de penalti (sempre a tapar o nariz, claro). Eu senti que devia ganhar um grande prémio em dinheiro depois de ter bebido os 4 litros. Nem queria acreditar que tinha conseguido. Senti-me uma super mulher. Se quisessem torturar-me, podia bem ser a obrigar-me a beber aquilo. dizia tudo o que sabia e não sabia em menos de nada.

6- A dieta para fazer alguns dias antes não é tão má. Peixe branco, frango ou perú, pão branco, ovos, marmelada, maçã ou pêra cozida, chá claro, café sem leite, gelatinas amarelas ou verdes e sumo de maçã ou de polpa de pêra. Podia ser pior. :)

7- Poucas horas depois do exame, estamos bem. Eu fico com algumas dores abdominais (tipo flatulência), mas nada de especial. Convém não fazermos grandes esforços nas 36 horas depois do exame, mas não ficamos abananados. 

É isso minha gente. Se tiverem este exame para fazer não desesperem. Hoje em dia e com sedação, não é nada de especial.  E é excelente termos esta forma de prevenção. Medicina preventiva é tudo de bom.

Beijos e abraços.


6 comentários

Comentar post