Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qui | 07.01.21

7 atividades para entreter as crianças dentro de casa, em dias de chuva

Estivemos em casa nos últimos dias de "mini-férias" de Natal, sem grandes folgas para ir passear até um parque ou um jardim. Basicamente choveu o tempo todo e, se não chovia, estava um frio bastante desencorajador de passeios.

Ficámos os 5 em casa, portanto.

Claro que as crianças viram muita televisão e jogaram no iPad. Mais do que nós gostaríamos. Não há como negar.

Mas, a verdade é que não passaram o tempo todo a ver televisão e, tanto quanto nos foi possível, procurámos entrete-las de outras formas.

Muitas vezes nem precisávamos de as entreter ou de lhes oferecer atividades. Basta desligar a televisão e aguentar as reclamações durante uns minutos, que eles próprios arranjam formas, muitas vezes bem criativas, de passar o tempo.

A Lara começa logo a comandar uma operação qualquer e nós só vemos os irmãos a seguirem-na pela casa e a dizer que estão a fazer "um plano". Às vezes escondem-se debaixo da mesa da sala e ficam por lá a brincar às "casas" e a segredar coisas deles.

Outras vezes, é conveniente oferecer-lhes algo para fazer. A maior parte das vezes basta explicarmos a atividade e  ficarmos com eles uns minutos, que eles logo se entretêm sozinhos.

Assim, e depois de ir espreitar as fotos no meu telemóvel, deixo-vos 7 sugestões de atividades para fazerem com as crianças, dentro de casa:

- Pintar com água.
Temos vários livros de pintar com água, que comprámos na amazon. Podemos usar as canetas de água que vêm com os livros ou usar um pincel e um copo de água. Todos eles adoram: desde o Eduardo com 2 anos, à Lara com 6. 
IMG-9408.JPG

- Livros de atividades e autocolantes. 
A Maria recebeu um kit de livros de atividades no Natal e tanto ela como a irmã têm-se maravilhado com ele. Tem várias atividades diferentes e têm sempre algo destacável para construir. Já fizemos 2 separadores para livros,  uma varinha mágica e uma caixa de cartão para guardar presentes.

unnamed (1).jpg

- Livros, em geral. Reinventem-nos.
Tenham sempre livros em casa e usem-nos de várias maneiras. Livros com imagens podem ser lidos e podem, também, ser usados para fazer jogos: procurar objetos, procurar palavras, inventar versões diferentes das histórias. Cá por casa estamos sempre a inventar novas formas de "ler" os livros.

- Grãos, arroz, feijões e caixinhas de plástico e colheres de vários tamanhos.
Parece impossível, mas é das coisas que mais os entretêm, a todos. Ficam imenso tempo a passar o arroz ou os grãos de um lado para o outro com colheres. E, para os mais pequenos é uma atividade ótima para a coordenação. Quando a Lara era pequena fiz uma atividade gira com arroz colorido, esta aqui, e ainda hoje guardo o arroz. É capaz de ser a atividade com mais sucesso cá em casa.


unnamed.jpg


- Criar cenários com jogos de construção e bonecos pequenos.
Eles adoram e podemos usar de tudo: Lego, placas magnéticas, caixas de plástico ou de papel e qualquer tipo de bonequinhos pequenos que tenham em casa. Fazemos quintas, andares com vários vizinhos, excursões com animais, bailes, escolas e muito mais.

unnamed (2).jpg

- Pintar os vidros da janela.
Por aqui pintamos os da cozinha que são enormes. Pintamos com canetas de feltro e depois limpamos muito facilmente com um pano húmido. 


unnamed (3).jpg

- Fazer colares e pulseiras.
Temos sempre muitas contas diferentes e fios de nylon, elásticos, etc. De vez em quando elas pedem para fazer pulseiras e ficam ali um bom bocado entretidas. Como é óbvio é uma brincadeira para rapaz ou rapariga, mas o Eduardo ainda me parece pequeno para fazer colares sem espalhar as contas pela casa toda.

E por aí, como passam os dias chuvosos?

1 comentário

Comentar post