Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Ter | 22.11.22

5 razões pelas quais não conduzo

cab-998877_1920.jpg

Tenho carta de condução desde os 18 anos. Passei nos testes à primeira e conduzi, regularmente, durante algum tempo.
Gosto de conduzir "para a frente" ou seja, não gosto de fazer grandes manobras com o carro e não sei estacionar em lugares apertados.

Sabem aquela sensação do carro ser uma extensão de nós e agirmos com a desenvoltura de fazer o que quisermos com a máquina? Não sei o que é. Nunca soube.

Entretanto fui viver para Lisboa e passei a andar sempre de metro. Depois, fui viver para Ponta Delgada e deparei-me com ruas muito estreitas, de um só sentido e lugares muito apertados para estacionar.  Pessoal, para conduzir aqui têm que ter uma visão lateral aguçadíssima e ter a capacidade de passar o vosso carro por um espaço onde só têm 20 cm de espaço de cada lado do carro. Na minha rua, observo quase todos os dias, carros e carrinhas a espremerem-se para passar por carros estacionados em lugares proibidos.

Bom... de modo que, após algumas tentativas para conduzir aqui, depressa me apercebi que aceitar que o melhor seria não conduzir seria um caminho direto para a felicidade da alma e a tranquilidade da mente. E, depois de vários anos sem conduzir, revelo que foi uma decisão acertadíssima e que me deixa muito confiante e à vontade.

Colocada esta extensa introdução, vamos às 5 razões pelas quais não conduzo:

1)Sou demasiado distraída (e, como dito anteriormente, pouco hábil para manobrar o carro em sítios estreitos);

2) Tive a oportunidade de poder escolher viver num sítio que fica a poucos minutos do meu trabalho, da escola dos meus filhos e de todo o tipo de serviços. Basicamente faço a minha vida toda a pé. Sendo que adoro caminhar, junta-se o útil ao agradável.

3) Tento optar por um estilo de vida cada vez mais sustentável e andar a pé e usar transportes públicos contribui muito para este objetivo;

4) Também sou uma pessoa poupadinha e, como todos podemos sentir, o combustível está a transformar-se em ouro liquido;

5) Temos um carro na família e tem sido suficiente. Não vejo razão para investir em mais um carro, com todos os investimentos que isso implica. Lá está, felizmente, o local onde vivo e o estilo de vida que tenho permitem-me não conduzir. Por opção, não o faço, mas é evidente que, bastava viver noutro local ou trabalhar mais longe, para a realidade ser diferente.
Sempre que preciso de carro e o Milton não está disponível uso um táxi. É prático e muito mais barato do que "sustentar" um carro.

E por aí? mais alguém que opte por não conduzir? Contem-me tudo.