Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Ter | 17.10.17

15 meses de Maria

IMG_0299 (1).jpg

 



A Maria tem 15 meses, está entre um ano e um ano e meio, aquela idade em que ainda é bebé mas começa, muito rapidamente, a deixar de ser.

Parece-me que é nesta idade que a quero pegar ainda mais no colo, dar-lhe mais beijos, fazer-lhe festinhas naquele cabelinho curtinho e castanho, apertar-lhe aquelas bochechas boas uma data de vezes (agora que ainda posso fazer isso porque ela vai deixando).

Com 15 meses a Maria surpreende-me todos os dias (não estou sempre a dizer isto?).

- Começou há uns dias a por-se de pé sozinha e eu achei um espanto (com 15 meses a Lara já andava sozinha há 4 meses mas mesmo assim acho um espanto que a Maria o faça). Ela coloca-se de pé e fica a olhar para nós com um ar de triunfo. Sempre muito cuidadosa, sempre a medir bem o equilíbrio. Quando sente que vai perder o equilíbrio, senta-se de rabo, com toda a segurança e cuidado.

- Diz tudo. 
Bom... não diz frases de 4 palavras nem chega ao pé de mim a dizer que lhe apetece pão com marmelada. Mas repete tudo o que dizemos e algumas coisas com uma pronúncia quase perfeita como "peixe" por exemplo. Ou Lara. Ou Maria, pão, cão, pai... essas coisas.

- Ela diz: laranja, então, adeus, banana, macaco, gato, cão, ABC, três, quatro, pão, papa, caca, cocó, chichi, sapo, água, dá cá, "já tá". Quando bebe água e não lhe apete mais diz: "Já tá.".

- Faz perguntas simples como: "O pai?", "O pão?"

- Imita vários animais e aponta-os dizendo o nome deles ou o som que fazem nos livros.

- Em casa só come sopa em creme, esparguete e pão, mas na escola já come o segundo prato muito bem. Não faço ideia do que se passa mas sempre que tento dar-lhe algo mais consistente, cospe. E já tentei inteiro, muito cortadinho e médio....

- É muito gulosa. Sempre que nos vê a comer um bolo (o que acontece raramente e normalmente fora de casa) começa a pedir (e a gritar se o pedido não for atendido). Doces, não lhe damos. Já provou gelado e gostou muito. Mas ainda acho muito cedo para lhe dar açúcar por isso o que fazemos é não comer, de todo, doces. Só nos faz bem.

- Continua uma menina muito séria. Claro que já sabemos o que a faz rir mas não é fácil. Tem sempre um ar sério e concentrado, por vezes atravessado por um sorriso meio sarcástico (será isso possível?).

- Chora sempre para dormir. Já nem sei se alguma vez dormiu sem chorar (com certeza que aconteceu). Às vezes são só uns segundos mas é sempre a refilar que adormece, por mais sonolenta que esteja.

- Come muito bem e sem stresses, mesmo quando está doentinha (tem tendência para as bronquiolites, como o pai com a mesma idade).

- Aprendeu a beber por palhinha e agora é sempre assim que bebe água.

- Gosta muito de livros, tal como a irmã com a mesma idade e é capaz de nos pedir para ver uns 10 seguidos. Também fica atenta a ouvir uma história pequena.

- Se não souber bem identificar um animal, normalmente diz que é um cão ou que faz "Ió" como o burro (vai-se lá saber porquê!).

- Gosta de desenhos animados mas só de músicas. Se não for "musical" aborrece-se logo.

- Adora a irmã e brincar à apanhada com ela. Olha para ela e começa a fugir muito depressa (de mão dada connosco) para a Lara vir atrás dela. É de rir. Muito.
Quando a vamos buscar à creche, os olhos da Maria brilham quando vê a Lara. Se a Lara está connosco nem nos liga.
Apesar deste amor todo, não gosta nada que a Lara a abrace ou tente pegar ao colo. Começa logo a reclamar e a gritar.

- Consigo deixar as duas sozinhas mais ou menos descansada porque se a Maria se sentir incomodada de alguma forma, por exemplo quando a Lara começa a por os pés na cabeça da Maria (sem perigo, devagar, mas a chatear) a Maria começa logo a barafustar, a afastar a Lara e a berrar.

- Quando estamos as duas sozinhas, está sempre a perguntar pelo pai e pela Lara.

- Por outro lado, sempre que me ausento da sala, mesmo que esteja com o pai, começa a chorar por deixar de me ver (acho que é normal com esta idade).

- Gosta de estar na creche tanto como a irmã e creio que já tem as suas pessoas preferidas. Já salta para o colo e abraça as auxiliares. 

- Canta muito, principalmente a música do autocarro e o cavalinho.

- Dança quase sempre que ouve música. É uma foliona.

- Gosta de brincar com bonecas (ao contrário da irmã). Gosta de penteá-las, de as colocar no carrinho de bebé e de fingir que está a tratar delas. 

- Constroi torres de 4 cubos, daqueles maleáveis de borracha. 

- Gosta de legos, principalmente destruir as construções, de molas da roupa, das pulseiras de plástico da irmã e de animais de plástico.

- Rabisca imenso, naqueles quadros magnéticos.

- Dá beijinhos a pedido e acha imensa piada a isso. :)

Assim, de repente, e para não vos dar uma grande seca, é isso. Está uma fofa muito sabichona e refilona. É pesadona e boa de agarrar. 

Ultimamente está sempre a tagarelar e parece sempre muito atenta ao que dizemos. Gosto de pensar que não é nenhuma atleta mas é uma rapariga muito ponderada e inteligente (sim, porque com 15 meses já dá para ver isso tudo hehehehe).


 

2 comentários

Comentar post