Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qui | 23.03.23

10 valores para ensinar aos filhos

colored-pencils-g0ad6f3780_1920.jpg



Naturalmente, vamos passar aos nossos filhos meia dúzia de valores, que são realmente importantes para nós, e negligenciar outros tantos. 

A minha filha mais velha, por exemplo,  não usa dispositivos eletrónicos quando está com outras pessoas, sabe que deve comer de forma saudável, investe mais tempo a ler do que a ver televisão e nem sabe bem o que são Redes Sociais. Mas, num restaurante, é capaz de se comportar como uma selvagem, comendo de boca aberta e fazendo acrobacias na cadeira. 

Também não diz palavrões, por hábito, mas ensina os irmãos a dizer (e eles já não se controlam assim tanto).

Sabendo que isto da educação é um caminho labiríntico e cheio de obstáculos, que vamos fazendo ao mesmo tempo que os nossos filhos, deixo-vos uma lista de valores que vale a pena ensinar a estes seres humanos em formação.

É uma lista principalmente para mim,  para me lembrar de que sou o espelho dos miúdos e que, antes de lhes tentar ensinar algo, tenho que ser eu a aprender primeiro. E, muitas vezes, acho que são eles que me ensinam a mim.

  1. Respeito - Ensinar os filhos a respeitar os outros, independentemente da idade, género, raça, religião ou orientação sexual, é um valor fundamental para integrar uma sociedade cívica. Também é importante ensiná-los a respeitarem-se a si, à sua individualidade, limites e dignidade.

  2. Honestidade - Esta é difícil, porque implica manter a calma quando os miúdos confessam disparates cabeludos que possam ter feito. Mas é essencial ensinar os miúdos a dizer a verdade, mesmo quando é difícil, e a assumir a responsabilidade pelas suas ações, sem gritos e sem drama.

  3. Responsabilidade - Ensinar as crianças a assumir a responsabilidade pelas suas coisas. Isso inclui responsabilidade pelas suas tarefas escolares, pelos seus objetos e até pelo seu bem-estar físico e emocional.

  4. Empatia - Desenvolver a capacidade de compreender a perspetiva e os sentimentos dos outros, e considerar as suas necessidades.

  5. Tolerância - Respeitar as diferenças entre as pessoas e aprender a conviver com elas, sejam diferenças culturais, religiosas, étnicas, de orientação sexual, ou outras.

  6. Generosidade - Desenvolver a capacidade de dar sem esperar nada em troca, sendo generosos com o seu tempo, recursos e energia, e  valorizando a importância de ajudar os outros. Sou especialmente insistente neste valor porque o desenvolvi já em adulta e gostaria muito de o ter desenvolvido mais cedo, porque acredito que contribui muito para a nossa felicidade e realização pessoal.

  7. Persistência - Perseverar através de dificuldades, enfrentando desafios e superando obstáculos, sem desistir e procurando sempre aprender com os erros.

  8. Autoconfiança - A autoconfiança é fundamental para o bem-estar emocional e mental de todas as pessoas. Por isso, é muito importante ensinar as crianças a acreditar em si mesmas e a ter confiança nas suas habilidades e talentos. Tenho especial receio de falhar nesta.

  9. Resiliência - Desenvolver  nos nossos filhos a capacidade de recuperar de dificuldades e desafios, fornecendo-lhes o suporte emocional e encorajamento de que precisam para superar obstáculos.

  10. Gratidão - Sei que esta palavra está com a popularidade um bocado em baixo, mas a gratidão é muito importante na medida em que envolve apreciar o que se tem e reconhecer a bondade dos outros. Creio que ter consciência do valor do que temos é fundamental para sermos felizes, por isso tento passar isso aos meus filhos, de alguma forma.

    Concordam com a minha lista? Acrescentariam outros valores? Contem-me.